Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental. Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Discutir os padrões da linguagem musical entre os séculos XIII e XVI
1. A Escola de Notre Dame II: Motetes e Conductus2. A canção monófona profana3. O desenvolvimento das teorias rítmicas4. A Ars Nova francesa5. A transição da Ars Nova para o Renascimento6. Os mestres borgonheses: DuFay e Binchois7. A escola flamenga: de Ockeghen a Josquin8. A canção e os estilos nacionais na virada do século XVI9. O movimento madrigalista italiano 10. Música religiosa na era da Reforma11. A música Instrumental nos séculos XV e XVI
ATLAS, Allan W. La Música del Renacimiento. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)____________. Antología de la música del Renacimiento. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)GAÍNZA, J. Javier Goldáraz. Afinación y temperamento en la música occidental. Madrid: Alianza Editorial, 1992.GROUT, Donald & PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 2001, vol. 1. (FFLCH-LE /780.9^G925hp).MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Madrid: Alianza, 1996.PALISCA, Claude. The Norton Anthology of Western Music. 2ª ED. New York, W.W. Norton & Company, 1988. (NAWM).SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 6ª ed. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1988. (Série: Discutindo a História). TOMLINSON, Gary. Monteverdi and the end of the Renaissance. Berkeley: University of California Press, 1990.