Buscar o entendimento dos processos históricos dos estilos musicais de tal forma que o aluno possa reconhecer e identificar os elementos que os definem e seu respectivo período na tradição da Música Ocidental. Estudar as características gerais da linguagem musical do período através do estudo das contribuições individuais relevantes e da terminologia associada com cada estilo histórico específico. Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. Desenvolver a capacidade de discernimento auditivo de cada estilo.
Discutir os padrões da linguagem musical entre os anos de 1600 a 1750
1. Introdução ao Curso: Os fundamentos da Era Barroca2. O nascimento do melodrama3. Monteverdi e o fim do Renascimento4. Música Instrumental no primeiro período da Era Barroca5. A música religiosa de Monteverdi a Scarlatti:6. O desenvolvimento da ópera italiana: de Veneza a Nápoles7. A música na corte francesa até a morte de Lully8. A música instrumental na Itália até o final do século XVII9. A ópera de 1700 a 1750: concepção e recepção10. A música na Alemanha de Bach11. Música na Península Ibérica12. Música e retó
BUKOFZER, Manfred F. La música en la época barroca de Monteverdi a Bach. Madrid: Alianza Música, 1992COELHO, Lauro Machado. A Ópera barroca Italiana. São Paulo: Perspectiva, 2000.HILL, John Walter. La Música Barroca. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)____________. Antología de la Música Barroca. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Madrid: Alianza, 1996, vol.2.PALISCA, Claude. The Norton Anthology of Western Music. 4ª ED. New York, W.W. Norton & Company, 2001, vol. 1. NERY, Rui Vieira & CASTRO, Paulo Ferreira. História da Música. 2ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1999 (síntese da cultura portuguesa)