Aperfeiçoamento da técnica instrumental e aprofundamento do conhecimento das práticas interpretativas do repertório para cada um dos instrumentos oferecidos no Departamento de Música.
O programa de recital ficará a cargo do professor de cada instrumento e deverá contar com obras de estilos variados.
A disciplina "Instrumento" é abrangente, pois diz respeito às especialidades instrumentais oferecidas no departamento. Desse modo, o programa específico de cada uma destas especialidades estará à disposição na secretaria do DM. Não obstante, podemos afirmar que o curso "Instrumento" se organizará com base na bibliografia de conteúdo especificamente técnico-instrumental, somada a toda literatura de repertório do instrumento cursado. 1. Metais: Trompa, Trompete, Trombone e Tuba – Funcionamento do sistema respiratório e sua função na prática e execução de instrumentos de metal – Exercícios de respiração específicos para o desenvolvimento da capacidade de armazenamento e controle do ar; – Conhecimento dos seguintes instrumentos: trompete, trompa, trombone tenor e tuba; – Exercícios no bocal; – Vibração dos lábios; – Produção do som; – Digitação; – Série harmônica, cromatismo, escalas maiores e menores; – Articulações e flexibilidades. – Leitura em diferentes claves; – Transposição. 2. Percussão – Técnica de duas baquetas, técnica de quatro baquetas; leitura à primeira vista. Técnica, repertório solo e orquestral dos instrumentos de percussão sinfônicos, incluindo tímpanos, caixa clara, xilofone, marimba, vibrafone, glockenspiel, bumbo sinfônico, pandeiro sinfônico, triângulo sinfônico, pratos a dois e suspenso. Aulas práticas orientadas, ensaios e preparação de repertório, estudo de obras condizentes ao nível de execução individual. 3. Piano – J.S. Bach – Uma Suíte Francesa ou Inglesa – Um Estudo de Cramer, Clementi ou Moszkowski – Uma Sonata Clássica – Uma Peça Brasileira 4. Violão – Estudo Nº 4, Op.60 de Matteo Carcassi; Estudo nº 3, Op. 6 de Fernando Sor; Estudo simples Nº 9 de Leo Brouwer – 2 peças de Heitor Villa-Lobos: movimentos da Suíte Brasileira e/ou Prelúdios que não tenham sido tocados em semestres anteriores. – 1 ou 2 movimentos complementares de peças do repertório segoviano escolhidas em Instrumento III. – 2 peças/movimentos de suítes/coleções de peças para guitarra barroca: Gaspar Sanz, Robert de Visée, Santiago de Murcia, etc. 5. Violoncelo – Uma suite de Bach – 3 estudos ou caprichos (Popper, Duport ou Piatti) – Um Concerto (ou peça concertante) Clássica ou Romântico – Uma peça brasileira
A bibliografia específica será fornecida pelo docente responsável pelo instrumento.