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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970310 - Linguagem e Estruturação Musicais I
Musical Language and Structure I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Estudos dos princípios da linguagem musical, de sua sintaxe e das formas musicais clássicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Princípios da linguagem clássica: motivos, fraseologia, pequenas formas, formas de canção, princípio de variação e imitação e formas baseadas nesses princípios.
 
 
 
Programa
a) Introdução ao problema da sintaxe e da semântica na linguagem musical do classicismo.
b) Análise motívica
c) Fraseologia: cadências, frases, cadeias de frases, períodos, sentenças, movimento harmônico.
d) Forma binária: simples, recorrente, balanceada.
e) Forma ternária simples e composta.
f) Análise de canções
g) Técnicas de variação
h) Formas baseadas em variação: ground, chaconne, passacaglia, ciclo de variações clássicas
i) Técnicas de imitação
j) Formas baseadas em imitação: Canon, Invenção, Fugas a duas e três vozes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo da teoria das formas musicais através da análise das partituras, acompanhada da audição das obras, visando aprofundar a compreensão cognitiva da formação da linguagem musical nos níveis motívicos, harmônicos, fraseológicos, sintáticos e semânticos. Além da exposição em aula o aluno deverá realizar exercícios em casa e dois trabalhos preparatórios para as provas. Esses trabalhos devem ser acompanhados da compreensão auditiva das obras estudadas.
Critério
Serão aplicadas duas provas, uma no meio e outra no fim do semestre, com peso igual e equivalente a 40% da nota final. O aluno deverá também fazer dois trabalhos a serem entregues nos dias das provas, com peso equivalente a 10% da nota final.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bas, Julio. Tratado de La Forma Musical. Buenos Aires: Ricordi Americana. 1947.
Caplin, William E. Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven. New York: Oxford University Press. 1998.
Green, Douglass. Form in Tonal Music. 2ª. Ed. Forth Worth: Harcourt. 1993.
Kohs, Ellis. Musical Form. Boston: Houghton Mifflin. 1976.
Hepoloski, James e Darcy, Warren. Elements of Sonata Theory. New York: Oxford. 2006.
Rosen, Charles. The Classical Style. New York: Norton. 1997.
Rosen, Charles. Sonata Forms. New York: Norton. 1988.
Schoenberg, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. 3ª Ed. São Paulo: Edusp. 2008.
Stein, Leon. Structure and Style: The Study and Analysis of Musical Forms. Miami: Summy-Birchard. 1979.
Zamacóis, Joaquim. Tratado de las Formas Musicales. Barcelona: Labor. 1980.
 

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