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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970323 - Música Brasileira II
Brazilian Music II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
 Buscar o entendimento dos processos históricos e culturais que contornam as atividades musicais no Brasil do século XIX até a atualidade. Estudo das instituições (escolas de música e universidades, teatros, festivais, fundações) promotoras da música, bem como os principais gêneros musicais compostos e executados no Brasil (ópera, canção, música de câmara, sinfônica, banda, coral, repertórios para instrumento solista, coral-sinfônica, eletroacústica e gêneros atrelados às oralidades populares).
 Estudar as características gerais das linguagens musicais dos principais compositores: José Maria Xavier, Francisco Manuel da Silva, Antônio Carlos Gomes, Henrique Oswald, Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno, Alexandre Lexy, Francisco Braga, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Glauco Velasquez, Heitor Villa-Lobos, Frutuoso Viana, Pixinguinha, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Eunice Catunda, Gilberto Mendes, Mario Ficarelli e Almeida Prado, entre outros.
 História com debate conceitual da Semana de 1922 e os manifestos de Oswald de Andrade. O pensamento crítico-musicológico de Mário de Andrade.
 Expor a teoria dos paradoxos modernistas: neofolclorismo e neoclassicismo.
 Tratar das questões histórico-conceituais numa perspectiva crítica: a precariedade do par Popular x Erudito, Nacionalismo enquanto ideologia política, Romantismo, Futurismo, Modernismo, Neofolclorismo, Neoclassicismo, Manifesto Música Viva, Discurso de Jdanov (sua crítica por Eisler, Brecht e sua introdução no Brasil por meio da Carta Aberta traduzida por Camargo Guarnieri), Manifesto Música Nova, Festival Música Nova "Gilberto Mendes", Bienal do Rio de Janeiro, Vanguarda, Pós-Modernidade e questões gerais da música contemporânea do século XXI no Brasil.
 Desenvolver a percepção crítico-musical que envolve os diversos repertórios brasileiros do Romantismo à música contemporânea do século XXI.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1682511 - Rubens Russomanno Ricciardi
 
Programa Resumido
A música no Brasil do século XIX ao XXI - principais compositores e linguagens, com discussão crítico-conceitual de seus principais debates poético/estéticos.
 
 
 
Programa
1)   Romantismo – história e conceituação crítica
2)   Nacionalidade e nacionalismo, cultura e indústria da cultura, identidade, popular & erudito – discussões crítico-conceituais  
3)   José Maria Xavier, Francisco Manuel da Silva e a decadência do Padroado
4)   Antonio Carlos Gomes e o início do Romantismo no Brasil - a formação musical em Campinas com Manuel José Gomes
5)   Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, Glauco Velasquez e o Romantismo tardio.
6)   Alexandre Levy: da origem do Samba ao poema sinfônico –  inventor da oralidade popular na música escrita. Casa Edson (início da indústria fonográfica), Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e os novos gêneros brasileiros
7)   Teoria dos paradoxos modernistas: neofolclorismo e neoclassicismo. Heitor Villa-Lobos até os Choros (futurismo)
8)   Heitor Villa-Lobos das Bachianas em diante (neoclassicismo)
9)   Semana de 22 e os manifestos de Oswald de Andrade: Pau Brasil (1924) e Antropofágico (1928) – discussão crítico-conceitual. Mário de Andrade I: Ensaio sobre música brasileira (1928). Mário de Andrade II: Prefácio de Chostakóvitch e O Banquete (1945)
10) Camargo Guarnieri e Francisco Mignone
11)  Eunice Catunda, Guerra-Peixe e Claudio Santoro e o Grupo Música Viva (Manifesto Música Viva)
12)  Discurso de Jdanov, sua recepção por Eisler e Brecht na Alemanha e sua recepção por Camargo Guarnieri (Carta Aberta) no Brasil – discussão crítico-conceitual
13)  Teoria da vanguarda - discussão crítico-conceitual. Gilberto Mendes, Manifesto Música Nova e Festival Música Nova
14)  Pós-Modernidade: discussão crítico-conceitual
15)  Tendências do século XXI.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Critério
Tarefas/exercícios sobre os temas das unidades de aula, mediante a apresentação/discussão de relatórios de leitura e/ou problemas analíticos do período em questão, seminários – 10% Avaliação do professor: Participação, postura, pontualidade, frequência, integridade acadêmica, persistência, espontaneidade, relação ética com o conhecimento e com as relações pessoais – 10% Prova – 80%
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
Básica:
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes: Brasília: INL, 1972 [1ª ed. 1928].
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977 [original de 1943/1945].
ANDRADE, Mário. Prefácio. In: SEROFF, Victor Illich. Dimitri Shostakovich. Tradução de Guilherme Figueiredo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro (Grandes Vidas, nº 5), 1945, p.11-33.
ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo. Volumes I e II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador de piano. Rio de Janeiro: ABM, 2003.
MENDES, Gilberto. Viver sua música – Com Stravinsky em meus ouvidos, rumo à Avenida Nevskiy. São Paulo: EdUSP/Realejo, 2008.
NOGUEIRA. Lenita Waldige Mendes. Maneco música – pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Arte & Ciência/UNIP, 1997.
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Jdanov, Brecht, Eisler e a questão do Formalismo. In: Revista Música, Volume 8 – nº 1/2, maio-novembro de 1997. São Paulo: Departamento de Música da ECA-USP, p.169-205.

Complementar:
ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 [1a ed. 1930].
ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte e São Paulo: Itatiaia e EdUSP, 1989.
ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 [1ª ed. 1930].
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977 [original de 1943/1945].
ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Interpretação e Letramento: os pilares de sustentação da autoria. Tese de Doutorado. FFCLRP. Departamento de Psicologia e Educação, 2003. 
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo, SP: Perspectivas, 1987. ALEGRIA, C[ônego]
BÉHAGUE, Gerard. Heitor Villa-Lobos: The Search for Brazil’s Musical Soul. Austin/Texas: Institute of Latin American Studies, 1994.
CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do Folclore Brasileiro. 4a ed. São Paulo: Martins, 1971.
CHECHIM Filho, Antonio. Excursão artística Villa-Lobos. São Paulo: 1987.
CONTIER, Arnaldo de. Música e ideologia no Brasil. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Novas Metas, 1985.
CORRÊA. Sérgio Alvim. Alberto Nepocumeno: Catálogo Geral. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
DUPRAT, Régis. A musicologia à luz da hermenêutica. João Pessoa: UFPB, Revista Claves nº 3, maio de 2007, p.7-19.
GUIMARÃES, Fabio Nelson. Padre José Maria Xavier – Sesquicentenário de Nascimento. São João d’El Rey: Estudos Sanjoanenses, 1969.
HORTA, Luiz Paulo. Villa-Lobos – uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
KATER, Carlos. Eunice Katunda – musicista brasileira. São Paulo: Anna Blume/FAPESP, 2001.
LIMA, Souza. Comentários sobre a obra pianística de Villa-Lobos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, s.d.
MACHADO, Raphael Coelho. Diccionario musical - 2ª edicção augmentada pelo seu autor. Rio de Janeiro: Typ. do Commercio de Britto e Braga, 1855.
MARIZ, Vasco. A música clássica brasileira. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson, 2002.
MARTINS, José Eduardo. Henrique Oswald – Música de uma saga romântica. São Paulo: EdUSP/Ateliê, 1995.
MENDES, Gilberto. Música, cinema do som. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MENDES, Gilberto. Uma odisseia musical – dos mares do sul à elegância pop-art déco. São Paulo: EdUSP/Ateliê, 1994.
PAZ, Ermelinda A. Villa-Lobos e a música popular brasileira – uma visão sem preconceitos. Rio de Janeiro: Eletrobrás, 2004.
PEPPERCORN, Lisa. Villa-Lobos – The Illustrated Lives of the Great Composers. London: Omnibus Press, 1989.
PEQUENO, Mercedes Reis (planejamento editorial). Carlos Gomes – uma obra em foco. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1987.
PERSONE, Pedro. “O piano era, então, ainda uma novidade”: a Coleção Thereza Christina e sua performance. Curitiba: Prismas, 2014.
RICCIARDI, Rubens Russomanno; HOFMANN, Dorothea. A possível contribuição de Theodor Lachner no Anexo Musicalde Spix e Martius e os primórdios da canção popular desde Herder e Lereno. In: Revista Brasileira de Música – Programa de Pós-Graduação em Música – Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro, v. 30, n.1, p. 97-172, Jan./Jun. 2017. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/26320/14127
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Música Popular Brasileira Antiga – Pesquisas históricas e novos arranjos. Volumes I e II da Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP. São Paulo: Pharos, 2015. http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/pdf/Livro-I-online.pdf
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Da Banda São Sebastião à USP-Filarmônica. Ribeirão Preto: THATHI, 2019
 https://thathi.com.br/opiniao/da-banda-sao-sebastiao-a-usp-filarmonica/
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Viola quebrada de Mário de Andrade – do autógrafo de Mário de Andrade à versão sinfônica com canto e viola caipira, incluindo-se a discussão histórico-filosófica do conceito de canção popular. Ribeirão Preto, NAP-CIPEM, 2018 http://ks4.imslp.info/files/imglnks/usimg/9/9e/IMSLP542118-PMLP875825-Viola_quebrada_-_Partitura.pdf
ROMERO, Silvio. Cantos populares do Brasil. Belo Horizonte e São Paulo: Itatiaia e EdUSP, 1985 [segundo a 2ª ed. melhorada de 1897].
SILVA, Flávio. Camargo Guarnieri – o tempo e a música. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.
SILVA, Marilia T. Barboza da. Pixinguinha: filho de ogum bexingento. Rio de Janeiro: Gryphus, 1998.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular – da Modinha à Canção de Protesto. 3a ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
TRAGTENBERG, Livio (org.). O ofício do compositor. São Paulo: Perspectiva: 2012.
VARHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri: expressões de uma vida. São Paulo: EdUSP/Imprensa Oficial, 2001.
 

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