Buscar o entendimento dos processos históricos e culturais que contornam as atividades musicais no Brasil do século XIX até a atualidade. Estudo das instituições (escolas de música e universidades, teatros, festivais, fundações) promotoras da música, bem como os principais gêneros musicais compostos e executados no Brasil (ópera, canção, música de câmara, sinfônica, banda, coral, repertórios para instrumento solista, coral-sinfônica, eletroacústica e gêneros atrelados às oralidades populares). Estudar as características gerais das linguagens musicais dos principais compositores: José Maria Xavier, Francisco Manuel da Silva, Antônio Carlos Gomes, Henrique Oswald, Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno, Alexandre Lexy, Francisco Braga, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Glauco Velasquez, Heitor Villa-Lobos, Frutuoso Viana, Pixinguinha, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Eunice Catunda, Gilberto Mendes, Mario Ficarelli e Almeida Prado, entre outros. História com debate conceitual da Semana de 1922 e os manifestos de Oswald de Andrade. O pensamento crítico-musicológico de Mário de Andrade. Expor a teoria dos paradoxos modernistas: neofolclorismo e neoclassicismo. Tratar das questões histórico-conceituais numa perspectiva crítica: a precariedade do par Popular x Erudito, Nacionalismo enquanto ideologia política, Romantismo, Futurismo, Modernismo, Neofolclorismo, Neoclassicismo, Manifesto Música Viva, Discurso de Jdanov (sua crítica por Eisler, Brecht e sua introdução no Brasil por meio da Carta Aberta traduzida por Camargo Guarnieri), Manifesto Música Nova, Festival Música Nova "Gilberto Mendes", Bienal do Rio de Janeiro, Vanguarda, Pós-Modernidade e questões gerais da música contemporânea do século XXI no Brasil. Desenvolver a percepção crítico-musical que envolve os diversos repertórios brasileiros do Romantismo à música contemporânea do século XXI.
A música no Brasil do século XIX ao XXI - principais compositores e linguagens, com discussão crítico-conceitual de seus principais debates poético/estéticos.
1) Romantismo – história e conceituação crítica 2) Nacionalidade e nacionalismo, cultura e indústria da cultura, identidade, popular & erudito – discussões crítico-conceituais 3) José Maria Xavier, Francisco Manuel da Silva e a decadência do Padroado 4) Antonio Carlos Gomes e o início do Romantismo no Brasil - a formação musical em Campinas com Manuel José Gomes 5) Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, Glauco Velasquez e o Romantismo tardio. 6) Alexandre Levy: da origem do Samba ao poema sinfônico – inventor da oralidade popular na música escrita. Casa Edson (início da indústria fonográfica), Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e os novos gêneros brasileiros 7) Teoria dos paradoxos modernistas: neofolclorismo e neoclassicismo. Heitor Villa-Lobos até os Choros (futurismo) 8) Heitor Villa-Lobos das Bachianas em diante (neoclassicismo) 9) Semana de 22 e os manifestos de Oswald de Andrade: Pau Brasil (1924) e Antropofágico (1928) – discussão crítico-conceitual. Mário de Andrade I: Ensaio sobre música brasileira (1928). Mário de Andrade II: Prefácio de Chostakóvitch e O Banquete (1945) 10) Camargo Guarnieri e Francisco Mignone 11) Eunice Catunda, Guerra-Peixe e Claudio Santoro e o Grupo Música Viva (Manifesto Música Viva) 12) Discurso de Jdanov, sua recepção por Eisler e Brecht na Alemanha e sua recepção por Camargo Guarnieri (Carta Aberta) no Brasil – discussão crítico-conceitual 13) Teoria da vanguarda - discussão crítico-conceitual. Gilberto Mendes, Manifesto Música Nova e Festival Música Nova 14) Pós-Modernidade: discussão crítico-conceitual 15) Tendências do século XXI.
Básica: ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes: Brasília: INL, 1972 [1ª ed. 1928]. ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977 [original de 1943/1945]. ANDRADE, Mário. Prefácio. In: SEROFF, Victor Illich. Dimitri Shostakovich. Tradução de Guilherme Figueiredo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro (Grandes Vidas, nº 5), 1945, p.11-33. ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo. Volumes I e II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador de piano. Rio de Janeiro: ABM, 2003. MENDES, Gilberto. Viver sua música – Com Stravinsky em meus ouvidos, rumo à Avenida Nevskiy. São Paulo: EdUSP/Realejo, 2008. NOGUEIRA. Lenita Waldige Mendes. Maneco música – pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Arte & Ciência/UNIP, 1997. RICCIARDI, Rubens Russomanno. Jdanov, Brecht, Eisler e a questão do Formalismo. In: Revista Música, Volume 8 – nº 1/2, maio-novembro de 1997. 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