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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970388 - Introdução à Etnomusicologia
Introduction to Ethnomusicology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudo da diversidade musical através do texto e do contexto em que se inserem as diferentes tradições. Visando uma preparação mais realista do aluno, a etnomusicologia pode ser entendida como uma antropologia musical, e não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História Cultural, da Sociologia e da Antropologia, inseridas no universo musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
Introdução à História Oral, História Cultural, Sociologia e Antropologia; indústria da cultura e produções independentes; organização e transmissão de conhecimentos musicais; crítica do etnocentrismo; hibridação; tradições não-grafocêntricas; redes culturais; Etnomusicologia na Pedagogia Musical.
 
 
 
Programa
 Introdução ao curso (Elementos de História Cultural, História Oral, Sociologia e Antropologia);  Pesquisa de tradições musicais do mundo;  A organização sonora de cada grupo cultural e a maneira pela qual se transmitem tais conhecimentos;  Contextualização e aplicação de métodos de ensino e aprendizagem empregados por diferentes sociedades;  Crítica do etnocentrismo e estudo da interculturalidade;  Estudo de tradições musicais não grafocêntricas;  Estudo da rede de costumes, ritos, crenças que estão por trás de cada tradição musical, sem a predominância do valor artístico sobre o cultural;  Reconstrução de repertórios para convertê-los em algo vivo;  Criar pontes entre a etnomusicologia e os sistemas pedagógico-musicais no âmbito escolar;  Estudo dos vocabulários específicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
 Aulas expositivas
 Escrita etnográfica
 Fichamentos e estudos de texto
 Pesquisa de campo
 Seminários
 Transcrição
 Vídeos e audições
Critério
Observação da participação do aluno em aula, avaliação de trabalho de transcrição e pesquisa de campo, avaliação de relatórios individuais, fichamentos e seminários
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música popular brasileira.
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NOGUEIRA, Cláudio Marques MARTINS e NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. In Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, Abril/2002
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20.1. Áudio-visual: exibição comentada de diferentes manifestações étnico-musicais (exemplos)
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ANDRADE, Mário de. Missão de Pesquisa Folclóricas: acervo sonoro e iconográfico em 6 CDs + encarte. CCSP e SESC, 2006
CERQUEIRA, Vera Lúcia Cardim (org.). Missão de Pesquisas Folclóricas: cadernetas de campo. São Paulo, Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo, 2010
GRINSPUN, Isa (direção). O Povo Brasileiro. Duração:220’, 2005
HART, Mickey e JABBOUR, Alan. The Dicoteca Cllection. The Library of Congress, Endangered Music Project, 1997
PAULA Daniel de. Um Brasil de Viola. Cuiabá (MT). Vídeo patrocinado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares. Direção: Cacai Nunes.
PUCCI, Magda. Mawaca, cantos da floresta
SILVA, Adriana. Paisagem cultural do café. IPCCIC
 

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