Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970389 - Grupo de Percussão Complementar I
Complementary Percussion Ensemble I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa congregar os alunos na prática coletiva de percussão, proporcionando desenvolvimento rítmico e motor, bem como a integração e compreensão das bases técnicas dos instrumentos de percussão que servirão como uma ferramenta para o futuro professor de música nas práticas que envolvem musicalização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
 
Programa Resumido
Prática de conjunto com instrumentos de percussão. Percussão corporal. Escuta de repertório.
 
 
 
Programa
Exercícios para desenvolvimento da técnica básica: pinça; movimentos de pulso; toque simples e duplo. Prática em conjunto dos principais instrumentos de percussão da música brasileira. Execução dos principais ritmos brasileiros. Execução de peças para grupo de percussão – nível fácil. Arranjos e composições para instrumentos de percussão e percussão corporal. Regência de grupo de percussão. Trabalhos relacionados aos educadores Orff e Dalcroze. Práticas como Componentes Curriculares: Durante as aulas de Grupo de Percussão Complementar haverá 20 horas destinadas: 1. a situações simuladas que contemplem atividades que possibilitem a aquisição de conhecimento e análise de situações pedagógicas simuladas pelo professor; 2. ao uso de Tecnologias da Informação, tais quais programas de digitalização de partituras, uso de internet, instrumentos digitais como componentes auxiliares do processo de ensino da música e compreensão de conteúdo por parte de alunos; 3. a produção de material didático elaborado pelos integrantes da disciplina para diferentes situações de ensino da música.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas. Interpretação de obras para grupo de percussão. Leitura de textos. Simulações de aulas de percussão em grupo.
Critério
A avaliação será feita com base no desenvolvimento das atividades realizadas durante o semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BECK, John. Encyclopedia of Percussion. New York: Garland, 1995. BLADES, James. Percussion Instruments and their History. London: Faber & Faber, 1975. MARINHO e QUEIROZ. Novas perspectivas para a formação de professores de música: reflexões acerca do projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. ABEM, n° 13, 2005. PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, 2005. ROSAURO, Ney. Método Completo para Caixa Clara. Santa Maria: Pró Percussão, 1989. SILVA, Elmo Haizer. Ensino coletivo de instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: perspectivas e desafios. Frutal-MG: Editora Prospectiva, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970389

Clique para consultar o oferecimento para 5970389

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP