A disciplina visa fornecer aos alunos de graduação conhecimentos básicos sobre os instrumentos de percussão para que este aprendizado possa ser utilizado como uma ferramenta a mais para o ensino de música em seus diversos contextos, ou seja, nesse contexto, a percussão é vista como uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido na disciplina não visa formar percussionistas propriamente dito, mas sim complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, desde escolas especializadas até escolas públicas, nas suas diferentes vertentes e faixa-etárias. Para isso, congregamos os alunos no estudo de percussão, proporcionando uma interface com os principais pedagogos musicais brasileiros e estrangeiros, sempre conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula.
Introdução ao universo da percussão. Técnica básica de duas baquetas. Escuta de repertório. Percussão corporal. Pedagogos musicais. Criação
Introdução ao universo da percussão: conhecimento dos instrumentos de percussão em suas diferentes modalidades e especializações. Técnica básica de duas baquetas: posicionamento das baquetas nas mãos; pinça; movimento de pulso; toque simples; toque duplo; rudimentos básicos (papa-mama; paradidle; flam e drag). Escuta de repertório: apresentação de áudios e vídeos com repertório histórico e contemporâneo nas várias vertentes da percussão. Percussão corporal: execução e composição de peças para grupo de percussão. Pedagogos musicais: seminários realizados pelos alunos sobre os principais pedagogos musicais. Criação de atividades pedagógicas que fazem uso da técnica estudada em contextos diversos de ensino de música.
Básica: BECK, John. Encyclopedia of Percussion. New York: Garland, 1995. BLADES, James. Percussion Instruments and their History. London: Faber & Faber, 1975. FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, 2005. PAZ, E A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências. 2ª. ed. revisada e aumentada. Brasília: Ed. MusiMed, 2013. ROSAURO, Ney. Método Completo para Caixa Clara. Santa Maria: Pró Percussão, 1989. Complementar: KNELLER, G. F. Arte e Ciência da Criatividade. 5ª. ed. São Paulo: IBRASA, 1978. MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora. Conceitos e Aplicações. 5ª. ed. São Paulo: Blucher, 2000. MARINHO e QUEIROZ. Novas perspectivas para a formação de professores de música: reflexões acerca do projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. ABEM, n° 13, 2005. SILVA, Elmo Haizer. Ensino coletivo de instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: perspectivas e desafios. Frutal-MG: Editora Prospectiva, 2016.