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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970389 - Percussão Aplicada I
Applied Percussion I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa fornecer aos alunos de licenciatura conhecimentos básicos sobre os instrumentos de percussão para que este aprendizado possa ser utilizado como uma ferramenta a mais para o ensino de música em seus diversos contextos, ou seja, neste contexto, a percussão é vista como uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido nesta disciplina não visa formar percussionistas propriamente dito, mas sim complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, desde escolas especializadas até escolas públicas, nas suas diferentes faixa-etárias. Para isso, congregamos os alunos na prática coletiva de percussão, proporcionando uma interface com os principais pedagogos musicais brasileiros e estrangeiros, sempre conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
 
Programa Resumido
Técnica básica de duas baquetas. Prática de conjunto com instrumentos de percussão. Percussão corporal. Escuta de repertório. Composição e improvisação. Ritmos e instrumentos brasileiros de percussão. Leitura e execução de repertório didático para grupo de percussão. Revisão dos principais pedagogos musicais.
 
 
 
Programa
Breve contextualização dos instrumentos de percussão. A importância da percussão como recurso pedagógico no ensino de música nos mais diversos contextos. Revisão dos princípios educacionais dos principais pedagogos musicais e suas aplicabilidades com instrumentos de percussão. Exercícios para desenvolvimento da técnica básica de duas baquetas: pinça; movimentos de pulso; toque simples e duplo; combinações básicas; appogiaturas simples e dupla. Criação de atividades pedagógicas que fazem uso desta técnica para o ensino de música. Prática em conjunto dos principais instrumentos de percussão sinfônica. Prática em conjunto dos principais instrumentos de percussão da música brasileira e execução dos principais ritmos brasileiros. Execução de peças de caráter didático para grupo de percussão. Arranjos e composições para instrumentos de percussão e percussão corporal para contextos de ensino de música. Regência de grupo de percussão. Instrumental Orff. Oficina de construção de instrumentos e criação de atividades musicais para o ensino de música. Improvisação coletiva com técnicas de improvisação diversas. Criação coletiva em processos de interação entre música/imagem e música /narrativa com usos de instrumentos de percussão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas. Interpretação de obras para grupo de percussão. Leitura de textos. Simulações de aulas de percussão em grupo. Simulação de aulas em escolas de música nos mais diversos contextos.
Critério
A avaliação será feita com base no desenvolvimento das atividades realizadas durante o semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BECK, John. Encyclopedia of Percussion. New York: Garland, 1995. BLADES, James. Percussion Instruments and their History. London: Faber & Faber, 1975. FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. KNELLER, G. F. Arte e Ciência da Criatividade. 5ª. ed. São Paulo: IBRASA, 1978. MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora. Conceitos e Aplicações. 5ª. ed. São Paulo: Blucher, 2000. PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, 2005. PAZ, E A. Pedagogia Musical Brasileira no Sáculo XX. Metodologias e Tendências. 2ª. ed. revisada e aumentada. Brasília: Ed. MusiMed, 2013. ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão 1. RJ: Escola Brasileira de Música, 1986 ROSAURO, Ney. Método Completo para Caixa Clara. Santa Maria: Pró Percussão, 1989.
 

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