Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970390 - Percussão Aplicada II
Applied Percussion II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa fornecer aos alunos de graduação conhecimentos básicos sobre os instrumentos de percussão para que este aprendizado possa ser utilizado como uma ferramenta a mais para o ensino de música em seus diversos contextos, ou seja, nesse contexto, a percussão é vista como uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido na disciplina não visa formar percussionistas propriamente dito, mas sim complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, desde escolas especializadas até escolas públicas, nas suas diferentes vertentes e faixa-etárias. Para isso, congregamos os alunos  no estudo de percussão, proporcionando uma interface com os principais pedagogos musicais brasileiros e estrangeiros, sempre conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
 
Programa Resumido
Prática de conjunto com instrumentos de percussão.
Percussão corporal.
Escuta de repertório.
Composição e improvisação.
Ritmos e instrumentos brasileiros de percussão.
 
 
 
Programa
Prática de conjunto com instrumentos de percussão: execução de peças de caráter didático para grupo de percussão.
Regência de grupo de percussão.
Percussão corporal: execução de peças para grupo de percussão corporal.
Composição e arranjos: criação de material didático com uso de instrumentos de percussão e percussão corporal para contextos de ensino de música.
Ritmos e instrumentos brasileiros de percussão: conhecimento sobre os principais ritmos brasileiros e seus instrumentos característicos. 
Instrumental Orff: conhecimento e manuseio de instrumentos de teclas.
Oficina de construção de instrumentos e criação de atividades musicais para o ensino de música.
Improvisação coletiva com técnicas de improvisação diversas e/ou criação coletiva em processos de interação entre música/imagem e música /narrativa com usos de instrumentos de percussão.
Escuta de repertório: apresentação de áudios e vídeos com repertório histórico e contemporâneo nas várias vertentes da percussão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico/práticas. Aulas expositivas. Interpretação de obras para grupo de percussão. Simulações de aulas de percussão em grupo. Simulação de aulas em escolas de música nos mais diversos contextos. Práticas como Componentes Curriculares: Durante as aulas de Percussão Aplicada I haverá 20 horas destinadas: 1. Às situações simuladas que contemplem atividades que possibilitem a aquisição de conhecimento e análise de situações pedagógicas criadas pelo professor; 2. Ao uso de Tecnologias da Informação, tais quais programas de digitalização de partituras, uso de internet, instrumentos digitais como componentes auxiliares do processo de ensino da música e compreensão de conteúdo por parte de alunos; 3. À produção de material didático elaborado pelos integrantes da disciplina para diferentes situações de ensino da música.
Critério
A avaliação será feita com base no desenvolvimento das atividades realizadas durante o semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: 
BECK, John. Encyclopedia of Percussion. New York: Garland, 1995.
BLADES, James. Percussion Instruments and their History. London: Faber & Faber, 1975.
PAIVA, Rodrigo G. e ALEXANDRE, Rafael C. Bateria & Percussão Brasileira em grupo. Itajaí: edição dos autores, 2010.
ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986
ROSAURO, Ney. Método Completo para Caixa Clara. Santa Maria: Pró Percussão, 1989.

Complementar:
FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. 
KNELLER, G. F. Arte e Ciência da Criatividade. 5ª. ed. São Paulo: IBRASA, 1978.
LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. 2ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. 
MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora. Conceitos e Aplicações. 5ª. ed. São Paulo: Blucher, 2000.
PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, 2005. 
PAZ, E A. Pedagogia Musical Brasileira no Sáculo XX. Metodologias e Tendências. 2ª. ed. revisada e aumentada. Brasília: Ed. MusiMed, 2013.  
 

Clique para consultar os requisitos para 5970390

Clique para consultar o oferecimento para 5970390

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP