A disciplina visa fornecer aos alunos de graduação conhecimentos básicos sobre os instrumentos de percussão para que este aprendizado possa ser utilizado como uma ferramenta a mais para o ensino de música em seus diversos contextos, ou seja, nesse contexto, a percussão é vista como uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido na disciplina não visa formar percussionistas propriamente dito, mas sim complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, desde escolas especializadas até escolas públicas, nas suas diferentes vertentes e faixa-etárias. Para isso, congregamos os alunos no estudo de percussão, proporcionando uma interface com os principais pedagogos musicais brasileiros e estrangeiros, sempre conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula.
Prática de conjunto com instrumentos de percussão. Percussão corporal. Escuta de repertório. Composição e improvisação. Ritmos e instrumentos brasileiros de percussão.
Prática de conjunto com instrumentos de percussão: execução de peças de caráter didático para grupo de percussão. Regência de grupo de percussão. Percussão corporal: execução de peças para grupo de percussão corporal. Composição e arranjos: criação de material didático com uso de instrumentos de percussão e percussão corporal para contextos de ensino de música. Ritmos e instrumentos brasileiros de percussão: conhecimento sobre os principais ritmos brasileiros e seus instrumentos característicos. Instrumental Orff: conhecimento e manuseio de instrumentos de teclas. Oficina de construção de instrumentos e criação de atividades musicais para o ensino de música. Improvisação coletiva com técnicas de improvisação diversas e/ou criação coletiva em processos de interação entre música/imagem e música /narrativa com usos de instrumentos de percussão. Escuta de repertório: apresentação de áudios e vídeos com repertório histórico e contemporâneo nas várias vertentes da percussão.
Básica: BECK, John. Encyclopedia of Percussion. New York: Garland, 1995. BLADES, James. Percussion Instruments and their History. London: Faber & Faber, 1975. PAIVA, Rodrigo G. e ALEXANDRE, Rafael C. Bateria & Percussão Brasileira em grupo. Itajaí: edição dos autores, 2010. ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986 ROSAURO, Ney. Método Completo para Caixa Clara. Santa Maria: Pró Percussão, 1989. Complementar: FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios. Um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. KNELLER, G. F. Arte e Ciência da Criatividade. 5ª. ed. São Paulo: IBRASA, 1978. LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. 2ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora. Conceitos e Aplicações. 5ª. ed. São Paulo: Blucher, 2000. PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, 2005. PAZ, E A. Pedagogia Musical Brasileira no Sáculo XX. Metodologias e Tendências. 2ª. ed. revisada e aumentada. Brasília: Ed. MusiMed, 2013.