Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970398 - Metodologia na Educação Musical I
Metodology of Music Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Proporcionar a reflexão sobre os conceitos músico-pedagógicos e as metodologias já existentes, especialmente com Émile Jaques-Dalcroze e Zoltán Kodály uma vez que as demais metodologias serão abordadas posteriormente nas matérias de Metodologia na Educação Musical com Estágio Supervisionado I e II. Embasamento teórico (filosófico, histórico, analítico) das diversas concepções metodológicas do ensino musical, visando a preparação do aluno para a prática do ensino. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
1) Conceito de Musicalização, apreciação crítica do conceito de arte como linguagem
2) Música e cultura: poéticas musicais, práticas sociais, educação e diversidade, globalização e identidade regional
3) O aprendizado Musical no currículo escolar: política educacional, legislação, PPP
4) Pensando a prática pedagógica
 
 
 
Programa
Musicalização, A música no currículo escolar, a prática pedagógica. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música. Embasamento teórico (filosófico, histórico, analítico) das diversas concepções metodológicas do ensino musical, visando a preparação do aluno para a prática do ensino. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas e teóricas. Leituras, fichamentos e seminários, projeções de vídeos, audições, arranjos e composição de materiais didáticos. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Práticas como Componentes Curriculares 20 horas em PCC para uso de tecnologias para a escrita musica; composição de material didático; preparação de plano aula e aplicação em simulações de aula.
Critério
– Participação ativa do aluno em aula, assiduidade – Seminários – Trabalhos escritos e fichamentos – Trabalho de final de semestre
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ABELES, H. - Hoffer, C. - Foundations of Music Education, Schirmer Books, N. York, s/d.
ABEM Anais e Revistas.
ARVEDO, Alberto. Tocar y luchar, 2010.
BRASTZER, H. - El Método Orff, Introdución, Ricord, B. Aires, 1973,
CLOKSY, Lois. The Kodaly Context: Creating an Environment for Musical Learning. Prentice-Hall, 1981.
COTTE, Francoise & COTTE, R. - "L'enseignement de la Musique au Brésil" - L'Educatión Musical, Paris (264): 126, jan. 1980.
DALCROZE, E.J.- Ritmo, Música, Educazione - Hoepli, Milano, 1919.
FRIEDENREICH, C. A - A Educação Fundamentada na Ciência Espiritual, Editora da Associação Pedagógica Rodolf Steiner, São Paulo, 1981.
GAINZA, Violeta Hemsy de - Fundamentos, Materiales y Técnicas de la Educación - Musical, Ricordi, B. Aires, 1977.
HEREK. Mr. Holland’s opus, 1995.
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003
HOWARD, W. - A Música e a Criança, Summus Ed., São Paulo, 1985.
JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em 
KOELLREUTTER, H.J. - "O Ensino da Música num mundo modificado", Caderno de Música, Serviço de Biblioteca e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, (2) - 6-8, out. 1980.
LANSCH, Enrique Sánchez. The Promise of music, 2008.
MARQUES, Ramiro. O Modelo Pedagógico Pós-moderno. In: ______.Modelos Pedagógicos Actuais. Lisboa. Plátano Edições Técnicas, 1999.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010 (livro-texto).
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp. 2001. 
__________________O ouvido pensante. São Paulo. Unesp. 2011.
SERRALACH, Lorenzo - História da Pedagogia Musical, Ricordi, São Paulo, S.D.
SMACZNY, Paul e STODTMEIER, Maria Music to change life: El Sistema, 2009.
SMACZNY, Paul. Knowledge is the beginning, 2005.
SMALL, Chistopher - Música, Sociedade, Educación - Alianza Editorial, Madrid, 1989.
SWAMWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo, Editora Moderna, 2003.
________________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2014.
TUNSTALL, Tricia: Changing Lives, New York, WW Norton & Company, 2012.
VILLA-LOBOS, Heitor - "Educação Musical", in Boletim Latino - Americano de Música, Ano 6, v. VI, pp. 495-588, 1946.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970398

Clique para consultar o oferecimento para 5970398

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP