Proporcionar a reflexão sobre os conceitos músico-pedagógicos e as metodologias já existentes, especialmente com Émile Jaques-Dalcroze e Zoltán Kodály uma vez que as demais metodologias serão abordadas posteriormente nas matérias de Metodologia na Educação Musical com Estágio Supervisionado I e II. Embasamento teórico (filosófico, histórico, analítico) das diversas concepções metodológicas do ensino musical, visando a preparação do aluno para a prática do ensino. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música.
1) Conceito de Musicalização, apreciação crítica do conceito de arte como linguagem 2) Música e cultura: poéticas musicais, práticas sociais, educação e diversidade, globalização e identidade regional 3) O aprendizado Musical no currículo escolar: política educacional, legislação, PPP 4) Pensando a prática pedagógica
Musicalização, A música no currículo escolar, a prática pedagógica. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música. Embasamento teórico (filosófico, histórico, analítico) das diversas concepções metodológicas do ensino musical, visando a preparação do aluno para a prática do ensino. Iniciação às noções de composição de material didático pedagógico assim como às técnicas de utilização de materiais rítmicos, melódicos e harmônicos dentro do contexto de ensino da música.
ABELES, H. - Hoffer, C. - Foundations of Music Education, Schirmer Books, N. York, s/d. ABEM Anais e Revistas. ARVEDO, Alberto. Tocar y luchar, 2010. BRASTZER, H. - El Método Orff, Introdución, Ricord, B. Aires, 1973, CLOKSY, Lois. The Kodaly Context: Creating an Environment for Musical Learning. Prentice-Hall, 1981. COTTE, Francoise & COTTE, R. - "L'enseignement de la Musique au Brésil" - L'Educatión Musical, Paris (264): 126, jan. 1980. DALCROZE, E.J.- Ritmo, Música, Educazione - Hoepli, Milano, 1919. FRIEDENREICH, C. A - A Educação Fundamentada na Ciência Espiritual, Editora da Associação Pedagógica Rodolf Steiner, São Paulo, 1981. GAINZA, Violeta Hemsy de - Fundamentos, Materiales y Técnicas de la Educación - Musical, Ricordi, B. Aires, 1977. HEREK. Mr. Holland’s opus, 1995. HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003 HOWARD, W. - A Música e a Criança, Summus Ed., São Paulo, 1985. JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em KOELLREUTTER, H.J. - "O Ensino da Música num mundo modificado", Caderno de Música, Serviço de Biblioteca e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, (2) - 6-8, out. 1980. LANSCH, Enrique Sánchez. The Promise of music, 2008. MARQUES, Ramiro. O Modelo Pedagógico Pós-moderno. In: ______.Modelos Pedagógicos Actuais. Lisboa. Plátano Edições Técnicas, 1999. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010 (livro-texto). SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp. 2001. __________________O ouvido pensante. São Paulo. Unesp. 2011. SERRALACH, Lorenzo - História da Pedagogia Musical, Ricordi, São Paulo, S.D. SMACZNY, Paul e STODTMEIER, Maria Music to change life: El Sistema, 2009. SMACZNY, Paul. Knowledge is the beginning, 2005. SMALL, Chistopher - Música, Sociedade, Educación - Alianza Editorial, Madrid, 1989. SWAMWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo, Editora Moderna, 2003. ________________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2014. TUNSTALL, Tricia: Changing Lives, New York, WW Norton & Company, 2012. VILLA-LOBOS, Heitor - "Educação Musical", in Boletim Latino - Americano de Música, Ano 6, v. VI, pp. 495-588, 1946.