Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970408 - Criação Musical I
Music Composition I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Introdução à composição e à escrita didático-pedagógica visando principalmente contribuir para a criação de materiais didático-musicais para uso na escola básica e escolas de música. Análise de obras relevantes da literatura nacional e internacional evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação CEE nº 126/2014. Esta disciplina visa fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre a voz e instrumentos, assim como sobre a escrita orgânica para a voz e instrumentos com adequação á faixas etárias e em seus diferentes níveis de performance.
Criação I também visa fornecer uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido nesta disciplina não visa formar compositores - que podem tambem adquirir conhecimentos básicos e ferramentas de trabalho para a composição - mas também complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, como escolas especializadas,  escolas públicas, nas suas diferentes faixa-etárias, fornecendo ao aluno ferramentas básicas para composições com instrumentos tradicionais ou confeccionados com materiais recicláveis, vozes infantis/juvenis e adultas, conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula e ao futuro aprofundamento em Composição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Composição de uma obra didático-pedagógico vocal e / ou instrumental.
 
 
 
Programa
Composição de obras didáticas vocais e/ou instrumentais com fins pedagógicos. Uso de linguagens musicais na criação de obras com utilização de softwares como Sibelius, Finale e MusiScore cujas ferramentas serão aprendidas na disciplina, eventual utilização de materiais folk/populares na criação de material didático-pedagógico para uso na classe. Composição de peças eventualmente com ritmos regionais, composições para os instrumentos mais usados em sala de aula como violão, teclado, flauta doce, percussão e materiais reciclados; obras vocais para diversos níveis de adiantamento e faixas etárias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição com exemplificações da literatura musical. Discussão e debate sobre os trabalhos apresentados em classe. Composição de trechos / peça didático-pedagógica. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Critério
Composição de quatro a oito minutos de música, para piano ou duo instrumental, dentro dos itens programados.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ALVES, Luciano. Fazendo música no computador. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964.
CLOKSY, Lois. The Kodaly Context: Creating na Environment for Musical Learning. Prentice-Hall, 1981.
GOETSCHIUS, Percy. The theory and practice of tone-relations: an elementary course of harmony with emphasis upon the element of melody. New York, G. Schirmer, 1931.
HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985.
IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2009.
MACHADO, André Campos; LIMA, Luciano Vieira ; PINTO, Marília Mazzaro . Finale 2004 - Editoração de Partituras, Composição e Arranjo. 1ª. ed. São Paulo: Editora Érica, 2004. v. 1. 372p.
PERLE, George. Serial Composition and Atonality: an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company Inc., 1961.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo, Edusp, 1991.
SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin’s Press, 1967.
TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970408

Clique para consultar o oferecimento para 5970408

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP