Introdução à composição e à escrita didático-pedagógica visando principalmente contribuir para a criação de materiais didático-musicais para uso na escola básica e escolas de música. Análise de obras relevantes da literatura nacional e internacional evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação CEE nº 126/2014. Esta disciplina visa fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre a voz e instrumentos, assim como sobre a escrita orgânica para a voz e instrumentos com adequação á faixas etárias e em seus diferentes níveis de performance. Criação I também visa fornecer uma ferramenta pedagógica para uso em sala de aula. Portanto, o conhecimento adquirido nesta disciplina não visa formar compositores - que podem também adquirir conhecimentos básicos e ferramentas de trabalho para a composição - mas também complementar a formação de futuros professores de música que poderão atuar em diversos contextos de ensino de música, como escolas especializadas, escolas públicas, nas suas diferentes faixa-etárias, fornecendo ao aluno ferramentas básicas para composições com instrumentos tradicionais ou confeccionados com materiais recicláveis, vozes infantis/juvenis e adultas, conduzindo todas as atividades através da interação com os processos de criação musical voltados às atividades pedagógicas em sala de aula e ao futuro aprofundamento em Composição.
Estudo de obras didático-pedagógicas. Estudo das formas musicais.
Composição de obras didáticas vocais e/ou instrumentais com fins pedagógicos. Uso de linguagens musicais na criação de obras com utilização de softwares como Sibelius, Finale e MusiScore cujas ferramentas serão aprendidas na disciplina, eventual utilização de materiais folk/populares na criação de material didático-pedagógico para uso na classe. Composição de peças eventualmente com ritmos regionais, composições para os instrumentos mais usados em sala de aula como violão, teclado, flauta doce, percussão e materiais reciclados; obras vocais para diversos níveis de adiantamento e faixas etárias.
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