Introdução à escrita vocal e coral desenvolvendo noções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos técnicos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e / ou vocais, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação CEE nº 126/2014.
A construção melódica e harmônica. Ponto de tensão e distensão. Noções de prosódia e utilização de textos / poemas. Introdução à escrita vocal.
BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964. GOETSCHIUS, Percy. The theory and practice of tone-relations: an elementary course of harmony with emphasis upon the element of melody. New York, G. Schirmer, 1931. HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo, Edusp, 1991. TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977. PERLE, George. Serial Composition and Atonality: an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991. PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company Inc., 1961. ROE, Paul F. Choral Music Education. 2. Ed, University of North Texas, 1983. SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin’s Press, 1967.