Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970421 - Criação Musical IV
Music Composition IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Estudar os princípios da composição musical da música de concerto e outras formas de composição dos Séculos XIX XX e XXI. Promover exercícios de composição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Outras elaborações formais dos séculos XIX, XX e XXI.
 
 
 
Programa
– Poema sinfônico e seus desdobramentos
– Formas cíclicas
– Outras elaborações formais dos séculos XIX, XX e XXI (massa sonora, contraponto aleatório etc)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas e teóricas. Exposição com exemplificações da literatura musical. Discussão e debate sobre os trabalhos apresentados em classe. Composição de trechos para voz/coro instrumentos / peça didático-pedagógica. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Critério
Composição musical dentro dos critérios estudados.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964.
COOK, Nicholas & EVERIST, Mark (ed.). Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2010.
COOK, Nicholas. Beyond the score. Music as performance. New York: Oxford University Press, 2013.
COOK, Nicholas. Music: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press Inc., 1998.
COOK, Nicholas; POPLE, Anthony. The Cambridge history of twentieth century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. London, J.M. Dent & Sons Ltd, 1992.
COUCHOUD, Jean-Paul. La musique polonaise et Witold Lutoslawski. Paris: Stock, 1981.
CRAFT, Robert e STRAVINSKY, Igor. Conversas com Igor Stravinski. São Paulo, Perspectiva, 1984.
GOETSCHIUS, Percy. The theory and practice of tone-relations: an elementary course of
harmony with emphasis upon the element of melody. New York, G. Schirmer, 1931.
HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985.
MENGER, Pierre-Michel. Le paradoxe du musicien: le compositeur, le mélomane et l’État dans la societé contemporaine. Paris: L’Harmattan, 2001.
NORDWALL, Ove. Lutoslawsky. Stockholm: Wilhem Hansen, 1968.
PERLE, George. Serial Composition and Atonality: an Introduction to the Music of
Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company
Inc., 1961.
ROE, Paul F. Choral Music Education. 2. Ed, University of North Texas, 1983.
SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin’s Press, 1967.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo
Seicman. São Paulo, Edusp, 1991.
TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970421

Clique para consultar o oferecimento para 5970421

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP