Oferecer ao aluno condições de conhecer, em caráter introdutório, o complexo instrumental sinfônico através do estudo sistematizado dos vários instrumentos que o compõem em suas organizações modernas e formações clássicas, dividindo-os em grupos familiares distintos chamados "naipes" de sopros, de percussão, de cordas; procurar desenvolver concepções de equilíbrio sonoro desses "naipes" através de uma escrita e uma leitura corretas, suas peculiaridades técnicas e utilizações estéticas, levando os alunos a compreender as ricas estruturas tímbricas que sustentam o repertório sinfônico catalogado.
a) Instrumentos de Sopro (madeiras) b) Instrumentos de Sopro (metais)c) Instrumentos Especiais (saxofones, saxhorns, sarrusofones etc.)d) Instrumentos de Percussão e Teclados e) Instrumentos de Cordas Pinçadas (harpas, mandolinas, guitarras etc.)f) Instrumentos de Arco
· Casella, Mortari - "La Tecnica de la Orquesta contemporânea"1950, Ricordi Americana, Buenos Aires.· Creuzburg, Heinrich - "Partiturspiel"(em quatro volumes) 1984, Schott's Söhne, Mainz.· Guiraud-Busser - "Traité Pratique d'Instrumentation" 1973, Durand & Cie., Éditeurs, Paris.· Koechlin, Charles - "Traité d'Instrumentation"(em quatro volumes) 1946, Max Eshig Éditeurs, Paris.· Piston, Walter - "Orchestration", 1955, W.W. Norton & Company, Inc. New York.· Reimann, Hugo - "Reducción al Piano de la Partitura de Orquesta", 1932, Editorial Labor, Barcelona.(e demais publicações convenientes como as obras de Berlioz-Strauss, Rimsky-Korsakov, Gevaert etc.