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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970428 - Projetos em Educação Musical I
Projects in Music Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a prática do ensino musical e projetos em educação musical: pesquisa, estudos, métodos, currículos e produção de repertório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
Pesquisa sobre o ensino musical, tendo a práxis como base do desenvolvimento do projeto, baseado em tema de seu interesse. Cada discente desenvolve uma prática didático-pedagógica em Educação Musical por meio de pesquisa, estudo, método, reflexão e produção aprofundadas para apresentar ao final do semestre letivo.
 
 
 
Programa
A disciplina Projetos em Educação Musical I trabalha com base na história da educação geral e do sistema educacional do Brasil, e referencializa-se na evolução sócio-filosófica das ideias pedagógicas que fundamentam as práticas de ensino na educação básica, principalmente nas que podem ser interligadas com o desenvolvimento musical. Articula a prática pedagógica ao conhecimento musical, à metodologia, à didática e aos fundamentos sociológicos e psicológicos da educação musical, a relação professor-aluno na educação musical, o ensino da percepção, da notação, da composição, da prática de instrumentos e da apreciação musical. Trabalha também a compreensão da importância dos conhecimentos de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem para conhecer as características do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das diferentes etapas da infância, da adolescência e da idade adulta. Todos os aspectos pesquisados colaboram na construção de um projeto pedagógico personalizado e também fomentam a elaboração de um plano de aula e o aprimoramento da prática de ensino do futuro docente para educar musicalmente. Todas as atividades escritas serão complementadas com revisão de normas da língua portuguesa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões de tópicos apresentados, compartilhamento de material de pesquisa, identificação de norteadores para projeto de educação musical e planejamento e execução de aula prática com presença de especialistas.
Critério
Laboratório teórico-prático com todas as atividades tendo o mesmo peso seguindo o critério de cumprimento das atividades no prazo marcado com demonstrada participação nas discussões, comprometimento com o progresso nas pesquisas e coerência com a proposta escolhida para a prática e para o texto final.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica
ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de Projeto, TCC, Dissertação e Tese. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.  5ª Ed.. São Paulo: Editora Atlas, 2010. PAROLIN, Sônia Regina Hierro. Elaboração de projetos inovadores na educação profissional. 2ª Ed, Coleção Inova, vol.1. Curitiba: SESI/SENAI/PR, 2008.

Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3ª edição, Editora Moderna, 2006.
BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
CONWAY, Collen M. e Thomas M. Hodgman. Teaching Music in Higher Education. Oxford University Press, 2008.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. 
FUTTI-AMATO, Rita. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Papirus Editora, 2012.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar, 27ª edição. FGV Editora: 2010. 
PIACENTINI, Maria Tereza de Queiroz. Não tropece na língua: lições e curiosidades do português brasileiro. Curitiba: Editora Bonijuris, 2012.
SQUARISI, Dad; Paulo José Cunha. 1001 dicas de português: manual descomplicado. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
 

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