Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970429 - Projetos em Educação Musical II
Projects in Music Education II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a prática do ensino musical e projetos em educação musical: pesquisa, estudos, métodos, currículos e produção de repertório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6532915 - Simone Gorete Machado
 
Programa Resumido
Pesquisa sobre o ensino musical, do ponto de vista prático.
 
 
 
Programa
A disciplina Projetos em Educação Musical II trabalha com base na história da educação geral e do sistema educacional do Brasil, e referencializa-se na evolução sócio-filosófica das ideias pedagógicas que fundamentam as práticas de ensino na educação básica, principalmente nas que podem ser interligadas com o desenvolvimento musical. Articula a prática pedagógica ao conhecimento musical, à metodologia, à didática e aos fundamentos sociológicos e psicológicos da educação musical, a relação professor-aluno na educação musical, o ensino da percepção, da notação, da composição, da prática de instrumentos e da apreciação musical. Trabalha também a compreensão da importância dos conhecimentos de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem para conhecer as características do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das diferentes etapas da infância, da adolescência e da idade adulta. Todos os aspectos pesquisados colaboram na construção de um projeto pedagógico personalizado e também fomentam a elaboração de um plano de aula e o aprimoramento da prática de ensino do futuro docente para educar musicalmente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões de tópicos apresentados, compartilhamento de material de pesquisa, identificação de norteadores para projeto de educação musical e planejamento e execução de aula prática com presença de especialistas.
Critério
Laboratório prático-teórico com todas as atividades tendo o mesmo peso seguindo o critério de cumprimento das atividades no prazo marcado com demonstrada participação nas discussões, comprometimento com o progresso nas pesquisas e coerência com a proposta escolhida para a prática e para o texto final.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3ª edição, Editora Moderna, 2006.
Conway, Collen M. e Thomas M. Hodgman. Teaching Music in Higher Education. Oxford University Press, 2008.
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo, Editora UNESP, 2005.
Futti-Amato, Rita. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Papirus Editora, 2012.
Complementar:
Parolin, Sônia Regina Hierro. Elaboração de projetos inovadores na educação profisional. 2ª Ed, Coleção Inova.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed., Editora Atlas, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970429

Clique para consultar o oferecimento para 5970429

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP