Desenvolver a prática do ensino musical e projetos em educação musical: pesquisa, estudos, métodos, currículos e produção de repertório.
Pesquisa sobre o ensino musical, do ponto de vista prático.
A disciplina Projetos em Educação Musical II trabalha com base na história da educação geral e do sistema educacional do Brasil, e referencializa-se na evolução sócio-filosófica das ideias pedagógicas que fundamentam as práticas de ensino na educação básica, principalmente nas que podem ser interligadas com o desenvolvimento musical. Articula a prática pedagógica ao conhecimento musical, à metodologia, à didática e aos fundamentos sociológicos e psicológicos da educação musical, a relação professor-aluno na educação musical, o ensino da percepção, da notação, da composição, da prática de instrumentos e da apreciação musical. Trabalha também a compreensão da importância dos conhecimentos de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem para conhecer as características do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das diferentes etapas da infância, da adolescência e da idade adulta. Todos os aspectos pesquisados colaboram na construção de um projeto pedagógico personalizado e também fomentam a elaboração de um plano de aula e o aprimoramento da prática de ensino do futuro docente para educar musicalmente. Todas as atividades escritas serão complementadas com revisão das normas da língua portuguesa.
Básica LAKATOS, Eva Maria e Marina de Andrade Marconi. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. Complementar ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3ª edição, Editora Moderna, 2006. BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. CONWAY, Collen M. e Thomas M. Hodgman. Teaching Music in Higher Education. Oxford University Press, 2008. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. FUTTI-AMATO, Rita. Escola e Educação Musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Papirus Editora, 2012. PIACENTINI, Maria Tereza de Queiroz. Não tropece na língua: lições e curiosidades do português brasileiro. Curitiba: Editora Bonijuris, 2012. SQUARISI, Dad; Paulo José Cunha. 1001 dicas de português: manual descomplicado. São Paulo: Editora Contexto, 2015.