Abordagem da atividade coral como ferramenta de educação musical, social e humana: 1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, tanto da expressão falada quanto cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Introdução à Regência Coral I e II, e Regência Coral I e II a serem ministradas em semestres posteriores. Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento; Dinâmica de ensaio; Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; Prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo"); Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos, com ênfase no Cancioneiro Coral Brasileiro (tanto arranjos quanto composições originais). Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura, etc...
Classificação Vocal, respiração para o canto, apoio e coluna de ar, leitura coral, leitura à 1ª vista com grupos reduzidos, "Boca Chiusa", relaxamento, posicionamento da língua, suspensão do palato, passagem de boca chiusa para vogais e outros sons nasais e guturais. Situações simuladas de práticas de ensino em canto coral.
Classificação Vocal - Métodos e critérios - através da classificação dos ingressantes no DM a cada ano. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Simultâneo aos itens 2 e 4. Leitura coral: a) testagem da leitura à 1ª vista do grupo a quatro ou cinco vozes. b) testagem da escuta harmônica e afinação da 1ª vista a quatro e cinco vozes. Colocação da emissão em "Boca Chiusa". a) relaxamento da mandíbula. b) posicionamento da língua. c) suspensão do palato mole. d) exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando. e) conexão do apoio e a missão vocal em "Boca Chiusa". f) o crescimento em "Boca Chiusa" e as colocações frontal e craniana do som. Passagem da "Boca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. Leitura coral (simultâneo aos itens 5 e 7). Através da leitura, montagem e aperfeiçoamento de peças relativamente simples, promover a aplicação da técnica aprendida, agora já com um objetivo mais diretamente musical. Situações simuladas de práticas de ensino em canto coral: cada aluno deverá preparar uma composição para coral, ensaiando com os colegas e apresentando o resultado em classe, sob sua regência. Práticas como Componentes Curriculares: 30 horas – Situações simuladas de práticas de ensino em canto coral: cada aluno deverá preparar uma composição para coral, ensaiando com os colegas e apresentando o resultado em classe, sob sua regência.
Básica: CORNELOUP, Marcel. Guide pratique du chant choral. Paris, Éditions Francis Van de Velde, 1979. CORNUT, Guy. La voix. Coleção "Que sais-je", Presses Universitaires de France, Paris, 1983, 5ª edição. FAGIUS, Gunnel. « The Swedish Choral Miracle ». An information brochure drawn up at the behest of the Eric Ericson International Choral Centre (EIC), in connection with the Swedish Presidency of the European Union, 2009. FERREIRA, Léslie P. ; OLIVEIRA, Iára B. ; QUINTEIRO, Eudosia A. ; MORATO, Edwiges M.. Voz profissional : o profissional da voz. Carapicuiba, Pró-Fono Departamento Editorial, 1995. KAELIN, Pierre. L’Art Choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. LAKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro, Centro de Estudos de Música Coral, 2006. PIERLOT, Jeanne. Le chant. Le libre geste vocal. Paris: Editions Denoël, 1983. QUADROS, André de (ed.). The Cambridge companion to choral music. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. RAUGEL, Félix. Le chant choral. Paris : Presses Universitaires de France, 1948. THOMAS, Kurt. The Choral Conductor [1935]. New York: American Choral Review, Vol. XIII, Numbers 1 and 2, 1971. Complementar: FUCITO, Salvatore & BEYER, Barnet J.. Caruso and the art of singing. New York: F. A. Stokes, 1922. GOURRET, Jean. Chant. Paris: Editions Jacques Lanore, 1976. PANZERA, Charles. L’art vocal: 30 leçons de chant. Launay-Illiers : 1959. SPARKS, Richard. The Swedish Choral Miracle. Swedish A Cappella Music since 1945. Bynum: Blue Fire Productions, 2000. WORMS, Michèle (presenté par). « Le chant choral ». Dossiê de La Lettre du Musicien, 27e année, 409, Novembre 2011, 1re Quinzaine, pp. 27-62.