Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970435 - Canto Coral VI
Choral Singing VI

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Abordagem da atividade coral como ferramenta para a prática de performance, educação musical, social e humana tendo como objetivo: 1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, tanto da expressão falada quanto cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e sua função no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade da performance vocal em conjunto, embasada no conhecimento e aprendizado técnico auditivo com afinação, precisão, equilíbrio fraseado e leitura estrutural de partituras, segundo diferentes estilos. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Introdução à Regência Coral I e II. Dirigida aos alunos de bacharelado e licenciatura, pretende fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como: prática de ensaio; noções de técnica vocal aplicada ao canto coral; prática da leitura à primeira vista. Desenvolvimento da audição melódica e harmônica; Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos, com ênfase em obras significativas dos períodos barroco, clássico, romântico e séculos XX e XXI que serão abordadas ciclicamente, de modo que os quatro períodos estejam representados em uma das disciplinas V, VI, VII ou VIII. Farão ainda parte do conteúdo programático obras a capella dos referidos períodos, que serão abordados ciclicamente de modo a fornecer uma visão panorâmica do repertório nacional e internacional, evidenciando assim o conteúdo de Cultura Geral que foi e é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação CEE 126/2014. Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Técnicas vocais aplicadas ao Canto Coral, técnicas de estudo e ensaio, preparação de uma obra com ou sem acompanhamento instrumental. Leitura prima vista, desenvolvimento da percepção melódica, harmônica, contrapontística, formal e estrutural. Conhecimento de estruturas musicais da época e especificamente da obra a ser estudada.
 
 
 
Programa
Técnicas vocais aplicadas ao Canto Coral, técnicas de estudo e ensaio, preparação de uma obra com ou sem acompanhamento instrumental. Leitura prima vista, desenvolvimento da percepção melódica, harmônica, contrapontística, formal e estrutural. Conhecimento de estruturas musicais da época e especificamente da obra a ser estudada. Através da leitura, análise, montagem e performance e aperfeiçoamento de obras escolhidas, promover a aplicação das técnicas aprendidas. O programa evidencia ainda o estudo de História e de Cultura Geral que foi e é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação CEE 126/2014.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aquecimento, ensaio, leitura das vozes, compreensão, interpretação e performance da obra, que poderá ser pública (concerto).
Critério
– Cantar a voz de S ou A ou T ou B em quarteto ou octeto, trechos de um dos movimentos da obra a ser estudada. – Itens que constarão da prova: leitura, afinação individual e dentro do grupo, precisão, conhecimento do texto. Conhecimento da obra e pequena análise do trecho sorteado para fins de performance. Encontrar a própria nota inicial com diapasão. – Assiduidade, pontualidade e material completo na pasta. – Participação em sala de aula e nas apresentações públicas.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova História da Música: da Idade Média ao Século XX. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. CORNELOUP, Marcel. Guide pratique du chant choral. Paris, Éditions Francis Van de Velde, 1979 CORNUT, Guy. La voix. Coleção "Que sais-je", Presses Universitaires de France, Paris, 1983, 5ª edição. KAELIN, Pierre. L’Art Choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. LAMB, Gordon. Choral Techniques. Connexions 2010. LAKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro, Centro de Estudos de Música Coral, 2006. RAUGEL, Félix. Le chant choral. Paris, Presses Universitaires de France, 1948. ROCHA, Ricardo. Regência: uma arte complexa. Rio de Janeiro, Íbis Libris, 2004. SADOLIN, Catherine. Complete Vocal Technique. CUT Sound Library.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970435

Clique para consultar o oferecimento para 5970435

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP