Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970442 - Regência Coral I
Choral Conducting I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
 Propiciar aos alunos a iniciação às técnicas da Regência Coral.  Propiciar ao Educador Musical, uma área de atuação no campo da performance coletiva, seja esta vocal ou vocal-instrumental.  Fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades didático-performáticas próprias da prática musical como: Prática de conjunto, dinâmica de ensaio, noções de técnica vocal aplicada ao canto coral, prática da leitura à primeira vista, desenvolvimento da percepção através da audição melódica, polifônica, harmônica e estrutural além do conhecimento do repertório e da bibliografia específicos.  Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo preparação, produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura, etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Dinâmica de grupo abrangendo exercícios de postura para regência, prática de ensaio (conjunto e naipe), regência de obras de curta duração acompanhadas ou não por teclados, direção do gesto e inteligibilidade dos tempos do compasso, expressividade do gesto. Análise preparatória de obra a ser dirigida. Conhecimento de obras do repertório nacional e internacional, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral.
 
 
 
Programa
Teorias e Prática da Direção Coral, constando de: 1. Preparação de obra: 1.1 Leitura e compreensão do texto/poema da obra a ser executada. 1.2 Leitura da partitura: vozes separadamente e em conjunto 1.3 Execução da partitura ao piano ou outro instrumento harmônico no tempo correto 1.4 Relação do Texto/poema com a estrutura da partitura 1.5 Análise formal e harmônica 1.6 Cantar todas as vozes da obra a ser executada, delineando possíveis problemas de leitura e procurando por soluções. 1.7 Trabalhar frases e períodos 1.8 Emissão de todas as notas com auxílio do diapasão, em todos os acordes da obra a ser executada. 2. Técnicas de Ensaio 2.1 Delinear texto/vozes/estrutura da partitura desde o primeiro ensaio 2.2 Primeiras leituras – função de descoberta da partitura. Leitura visando o resultado a ser alcançado 2.3 Primeira leitura ideal: todas as vozes, a tempo, com o texto correto, dinâmica e fraseado. Caso não seja possível, detalhamento das dificuldades técnicas encontradas. 2.4 Ensaios posteriores – como proceder. 3. Aquecimento 3.1 Sobre o aparato vocal 3.2 Aquecimento do aparato vocal 3.3 Aquecimento coral 3.4 Exercícios de afinação 4. Técnica de Regência Coral (Exercícios básicos) 4.1 Impulso 4.2 Anacruses/tempo acéfalo 4.3 Fermatas/finalizações 4.4 Dinâmica 4.5 Tempo/mudanças de tempo Práticas como Componentes Curriculares: 30 horas – preparação de obras corais para a aplicação em simulações de situação de aula com ensaios frente à classe de regência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas; simulações de situação de aula com ensaios frente à classe de regência; aulas coletivas, com análise, regência e interpretação de obras corais; atendimento individual aos estudantes sempre que o docente julgar necessário.
Critério
Será avaliado semanalmente o desempenho dos alunos, seja no domínio da técnica de regência, seja na leitura das obras apresentadas para serem regidas. Serão realizadas duas provas prática de Regência durante o semestre. Participação em sala de aula, assiduidade, pontualidade, além de material completo na pasta. Desempenho na regência coral (ensaios/aulas e possíveis apresentações públicas).
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A competência da regência: o maestro músico, o maestro educador e o maestro administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 72-81. AMATO, Rita de Cássia Fucci. A importância da regência coral e da expressão vocal cantada para a (re)qualificação do educador musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,18, 2009, Londrina. Anais... Londrina: ABEM, p. 189-195. AMATO, Rita de Cássia Fucci. Habilidades e Competências na Prática da Regência Coral: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 15-26, mar. 2008. DEVENNEY, David P. Conducting Choirs Vol 1 The Promising Conductor Book, Lorenz. FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes – Departamento de Música. Curso de pós-graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1990. GRINGS, Bernardo. FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A função da regência na formação do professor de música: um estudo com os cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 231-241. KAELIN, Pierre. L’Art Choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. ROE, Poul,F. - Choral Music Education, Second. Ed. Prentice Hall, N. J., 1983. RUDOLF, M. The grammar of conducting - Diagrams. Schirmmer books, 1993. THOMAS, Kurt. Lerhbuch der Choileitung. Breitkopf & Härtel. Band 1. THOMAS, Kurt. The choral conductor. English Adaptation by Alfred Mann and William H. Reese. New York, Associated Music Publisher, 1971. In American Choral Review, Vol. XIII, Numbers 1 and 2, 1971.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970442

Clique para consultar o oferecimento para 5970442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP