Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970442 - Regência Coral I
Choral Conducting I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos a iniciação às técnicas da Regência Coral de modo a poder preparar e reger grupos vocais, instrumentais ou vocal/instrumentais, especialmente dentro do contexto de Educação Musical na Escola básica.
Propiciar ao Educador Musical uma área de atuação no campo da performance coletiva, seja esta vocal, instrumental ou vocal-instrumental.
Fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades didático-performáticas próprias da prática musical como: Prática de conjunto, dinâmica de ensaio, noções de técnica vocal aplicada ao canto coral, prática da leitura à primeira vista, desenvolvimento da percepção através da audição melódica, polifônica, harmônica e estrutural além do conhecimento do repertório e da bibliografia específicos.
Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo preparação, produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura, etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Dinâmica de grupo abrangendo exercícios de regência, prática de ensaio (conjunto e naipe), regência de obras de curta duração acompanhadas ou não por instrumentos. Análise preparatória de obra a ser dirigida. Conhecimento de obras do repertório nacional e internacional, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral, preparação do professor da escola básica, e preparação do professor para atuar em diversos contextos escolares.
 
 
 
Programa
Teorias e Prática da Direção Coral, constando de:
1.	Preparação de obra:
1.1	Leitura e compreensão do texto/poema da obra a ser executada.
1.2 Leitura da partitura: vozes separadamente e em conjunto
1.3 Execução da partitura ao piano ou outro instrumento harmônico no tempo correto
1.4 Relação do Texto/poema com a estrutura da partitura
1.5	 Análise formal e harmônica
1.6 Cantar todas as vozes da obra a ser executada, delineando possíveis problemas de leitura e procurando por soluções.
1.7	 Trabalhar frases e períodos
1.8	 Emissão de todas as notas com auxílio do diapasão, em todos os acordes da obra a ser executada.
2.	Técnicas de Ensaio
2.1	Delinear texto/vozes/estrutura da partitura desde o primeiro ensaio
2.2	Primeiras leituras – função de descoberta da partitura. Leitura visando o resultado a ser alcançado
2.3	 Primeira leitura ideal: todas as vozes, a tempo, com o texto correto, dinâmica e fraseado. Caso não seja possível, detalhamento das dificuldades técnicas encontradas.
2.4 Ensaios posteriores – como proceder.
3.	Aquecimento
3.1	Sobre o aparato vocal
3.2 Aquecimento do aparato vocal
3.3	 Aquecimento coral
3.4	 Exercícios de afinação
4.	Técnica de Regência Coral (Exercícios básicos)
4.1	Impulso
4.2	 Anacruses/tempo acéfalo
4.3	 Fermatas/finalizações
4.4 Dinâmica
4.5	 Tempo/mudanças de tempo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas; práticas de situação de aula com ensaios frente à classe de regência; aulas coletivas, com análise, regência e interpretação de obras corais; atendimento individual aos estudantes sempre que o docente julgar necessário. Viagens didáticas que complementem e contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Práticas como Componentes Curriculares: 30 horas – preparação de obras corais para a aplicação em simulações de situação de aula com ensaios frente à classe de regência.
Critério
Será avaliado semanalmente o desempenho dos alunos, seja no domínio da técnica de regência, seja na leitura das obras apresentadas para serem regidas. Serão realizadas duas provas prática de Regência durante o semestre. Participação em sala de aula, assiduidade, pontualidade, além de material completo na pasta. Desempenho na regência coral (ensaios/aulas e possíveis apresentações públicas).
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A competência da regência: o maestro músico, o maestro educador e o maestro administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 72-81. 
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A importância da regência coral e da expressão vocal cantada para a (re)qualificação do educador musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,18, 2009, Londrina. Anais... Londrina: ABEM, p. 189-195.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Habilidades e Competências na Prática da Regência Coral: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 15-26, mar. 2008.
DEVENNEY, David P. Conducting Choirs Vol 1 The Promising Conductor Book, Lorenz.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes – Departamento de Música. Curso de pós-graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1990.
GRINGS, Bernardo. FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A função da regência na formação do professor de música: um estudo com os cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 231-241.
KAELIN, Pierre. L’Art Choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. 
ROE, Poul,F.  - Choral Music Education, Second. Ed.  Prentice Hall, N. J., 1983.
RUDOLF, M.  The grammar of conducting - Diagrams. Schirmmer books, 1993.
THOMAS, Kurt. Lerhbuch der Choileitung. Breitkopf & Härtel. Band 1.
THOMAS, Kurt. The choral conductor. English Adaptation by Alfred Mann and William H. Reese. New York, Associated Music Publisher, 1971. In American Choral Review, Vol. XIII, Numbers 1 and 2, 1971.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970442

Clique para consultar o oferecimento para 5970442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP