Propiciar aos alunos a iniciação às técnicas da Regência Coral de modo a poder preparar e reger grupos vocais, instrumentais ou vocal/instrumentais, especialmente dentro do contexto de Educação Musical na Escola básica. Propiciar ao Educador Musical uma área de atuação no campo da performance coletiva, seja esta vocal, instrumental ou vocal-instrumental. Fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades didático-performáticas próprias da prática musical como: Prática de conjunto, dinâmica de ensaio, noções de técnica vocal aplicada ao canto coral, prática da leitura à primeira vista, desenvolvimento da percepção através da audição melódica, polifônica, harmônica e estrutural além do conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo preparação, produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura, etc.
Dinâmica de grupo abrangendo exercícios de regência, prática de ensaio (conjunto e naipe), regência de obras de curta duração acompanhadas ou não por instrumentos. Análise preparatória de obra a ser dirigida. Conhecimento de obras do repertório nacional e internacional, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral, preparação do professor da escola básica, e preparação do professor para atuar em diversos contextos escolares.
Teorias e Prática da Direção Coral, constando de: 1. Preparação de obra: 1.1 Leitura e compreensão do texto/poema da obra a ser executada. 1.2 Leitura da partitura: vozes separadamente e em conjunto 1.3 Execução da partitura ao piano ou outro instrumento harmônico no tempo correto 1.4 Relação do Texto/poema com a estrutura da partitura 1.5 Análise formal e harmônica 1.6 Cantar todas as vozes da obra a ser executada, delineando possíveis problemas de leitura e procurando por soluções. 1.7 Trabalhar frases e períodos 1.8 Emissão de todas as notas com auxílio do diapasão, em todos os acordes da obra a ser executada. 2. Técnicas de Ensaio 2.1 Delinear texto/vozes/estrutura da partitura desde o primeiro ensaio 2.2 Primeiras leituras – função de descoberta da partitura. Leitura visando o resultado a ser alcançado 2.3 Primeira leitura ideal: todas as vozes, a tempo, com o texto correto, dinâmica e fraseado. Caso não seja possível, detalhamento das dificuldades técnicas encontradas. 2.4 Ensaios posteriores – como proceder. 3. Aquecimento 3.1 Sobre o aparato vocal 3.2 Aquecimento do aparato vocal 3.3 Aquecimento coral 3.4 Exercícios de afinação 4. Técnica de Regência Coral (Exercícios básicos) 4.1 Impulso 4.2 Anacruses/tempo acéfalo 4.3 Fermatas/finalizações 4.4 Dinâmica 4.5 Tempo/mudanças de tempo
AMATO, Rita de Cássia Fucci. A competência da regência: o maestro músico, o maestro educador e o maestro administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 72-81. AMATO, Rita de Cássia Fucci. A importância da regência coral e da expressão vocal cantada para a (re)qualificação do educador musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL,18, 2009, Londrina. Anais... Londrina: ABEM, p. 189-195. AMATO, Rita de Cássia Fucci. Habilidades e Competências na Prática da Regência Coral: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 15-26, mar. 2008. DEVENNEY, David P. Conducting Choirs Vol 1 The Promising Conductor Book, Lorenz. FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de educação musical. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes – Departamento de Música. Curso de pós-graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1990. GRINGS, Bernardo. FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A função da regência na formação do professor de música: um estudo com os cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Goiânia. Anais... Goiânia: ABEM p. 231-241. KAELIN, Pierre. L’Art Choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. ROE, Poul,F. - Choral Music Education, Second. Ed. Prentice Hall, N. J., 1983. RUDOLF, M. The grammar of conducting - Diagrams. Schirmmer books, 1993. THOMAS, Kurt. Lerhbuch der Choileitung. Breitkopf & Härtel. Band 1. THOMAS, Kurt. The choral conductor. English Adaptation by Alfred Mann and William H. Reese. New York, Associated Music Publisher, 1971. In American Choral Review, Vol. XIII, Numbers 1 and 2, 1971.