Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970465 - Análise Musical e Construção da Performance III
Musical Analysis and Performance Construction III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
As artes contemplam conhecimentos empírico-prático-poéticos, numa articulação indissociável de phrónesis (sabedoria prática) com poíesis e práxis. Nas artes há experiências e pesquisas tanto na poíesis (invenção e produção da obra) como na práxis (interpretação-execução), voltadas a resultados artísticos. Esta disciplina está voltada aos estudos empírico-prático-poéticos e de suas interrelações e desdobramentos, essenciais à formação do músico quer em cursos de bacharelado, quer em licenciatura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Conhecimento e aplicação de ferramentas de análise necessárias à compreensão, execução e performance de obras musicais nos diferentes períodos de criação musical. Montagem de ópera e trechos de ópera, teatro musical ou trechos de obras vocais, assim como elaboração de outro tipo de repertório vocal e/ou instrumental encenado ou atividades de encenação em récitas de ópera ou outros tipos de espetáculo, quando encenados. Preparação de concertos no palco ou em cena.
 
 
 
Programa
Escolha do repertório de acordo com os alunos inscritos; leitura e estudos sobre o contexto da obra a ser estudada; análise musical aplicada à performance de trecho ou obra a ser apresentado; preparação de apresentação no palco ou cena; performance final da obra em concerto, récita ou apresentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas práticas e teóricas b) Pesquisa bibliográfica c) Processos de preparação de concerto/apresentação/ espetáculo final d) Orientação vocal/instrumental e bibliográfica e) Viagens didáticas tanto de caráter estruturante quanto complementar, que contextualizem o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Critério
1. Verificação do nível técnico e artístico do aluno de acordo com seu estágio de aprendizado no curso. 2. Processo de trabalho compatível com o nível técnico e artístico no início do semestre e sua evolução durante o desenvolver da disciplina no semestre. 3. Estabelecimento de metas a serem alcançadas em conjunto com o (s) discente(s). 4. Produto de trabalho – concerto, récita ou apresentação final.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, M. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1928. 
BARBA, E. A canoa de papel - Tratado de Antropologia Teatral. Dulcina Editora. Brasília. 2009.
BERTHERAT, Therese - Bernstein, Carol. O Corpo tem suas razões. São Paulo. Martins Fontes.1977.
BRUSER, Madeline. The art of practicing. New York: Three River Press, 1997.
CAGE, J. Silence: Lectures and Writing by John Cage. Connecticut: Wesleyan University Press, 1961. 
CLARK, M. R. Singing, acting and movement in opera - a guide to singer-getics. Indiana University Press. Bloomington and Indianapolis. 2002.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CORTOT, Alfred. Curso de Interpretação. Recolhido e redigido por Jeanne Thieffry. Tradução de Joel Bello Soares. Brasília: Musimed, 1986
FISCHER-DIESKAU, Dietrich (English translation by George Bird and Richard Stokes). The Fischer-Dieskau book of Lieder: The original texts of over seven hundred and fifty songs. New York: Limelight Editions, 1995.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
GARAULDY, Roge. Dança e Vida. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1980.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KIMBALL, Carol. Song: a guide to art song style and literature. Milwaukee: Hal Leonard, 2006. 
KOBBÉ. O livro completo da Ópera - Editado pelo Conde de Harewood. Editora Jorge Zaav. Rio de Janeiro. 1991. Reeditado 1994.
KRAUSZ, Michael. The interpretation of music: Philosophical Essays. NewYork: Oxford University Press, 1993.
LUCCA, L.A. Acting Techniques for opera. Vivace Opera. 2007.
ORLANDI, Eni P.. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes Editores, 2007.
OSTWALD, DAVID F. Acting for Singers - creating believables singing characters. Oxford University Press. New York. 2005.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-century harmony: Creative aspects and practice. New 
York: W. W. Norton, 1961.
RICCIARDI, Rubens R.. Linguagem musical e processo criativo in  MAC DOWELLl, J.A., SJ & 
RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Organização, tradução e apresentação de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1990.
RINK, John (organizador). Musical Performance: A guide to performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
SAVAREZE, Eugênio Barba. A Arte Secreta do Ator. São Paulo - Ed. Hucitec - UNICAMP, 1995.
YAMAMOTO, Marcelo Y. (orgs.) Linguagem & Linguagens. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970465

Clique para consultar o oferecimento para 5970465

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP