Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970487 - Orquestra III
Orchestra III

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa congregar os alunos nas práticas de música em conjunto em grandes formações instrumentais contemplando obras de períodos e estilos diversos, visando o preparo para a carreira profissional. Conhecer o repertório específico para orquestra. Desenvolver a execução e a afinação em conjunto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1682511 - Rubens Russomanno Ricciardi
 
Programa Resumido
A orquestra será formada de acordo com as peculiaridades dos instrumentos disponíveis e contemplará obras dos diferentes períodos da história da música. Observação importante: A disciplina em questão constitui um tipo de atividade que congrega alunos de diferentes semestres do curso simultaneamente.
 
 
 
Programa
Repertório orquestral escolhido pelo professor ministrante da disciplina de acordo com o grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas consistirão de ensaios e preparação de repertório junto à Orquestra USP-Filarmônica. O repertório inclui obras tradicionais do repertório orquestral, além de obras brasileiras e internacionais dos séculos XX e XXI. Os alunos matriculados na disciplina deverão participar do primeiro ensaio semanal. A participação no segundo ensaio é facultativa, e a participação nos concertos está condicionada ao desempenho nos ensaios, e à autorização do docente responsável pela disciplina. A escolha dos bolsistas para a Orquestra USP-Filarmônica é feita independente da matrícula na disciplina e se dará através de prova prática com banca.
Critério
A avaliação será realizada por meio de uma apresentação aberta feita pelo docente responsável pela disciplina que poderá também contar com uma banca de avaliação constituída de pelo menos um professor, preferencialmente do Departamento de Música, do repertório trabalhado no semestre. Frequência, pontualidade, dedicação e aproveitamento serão levados em consideração para a média final do semestre. A participação e a pontualidade em sala de aula são fundamentais, valendo 40% da nota final; no final do semestre o grupo deverá se apresentar em concerto (com gravação de vídeo), que corresponderá a 30% da nota final; no final do semestre, os alunos deverão apresentar, individualmente, a uma banca os excertos orquestrais estudados durante o semestre, o que valerá 30% da nota final.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BAXTRESSER, Jeanne. Orchestral Excerpts for Flute. Theodore Presser Company, 2008.
BLUM, David. Casals and the Art of Interpretation. London: University of California Press, 1977.
BROWN, Susan. String Player’s Guide to the Orchestra: orchestral repertoire excerpts. Van Nuys, CA: Alfred Publishing Co., 2008.
GREEN, Barry; Gallwey, W. Timothy. The Inner Game of Music. New York: Doubleday, 1986.
KJELLAND, James. Orchestral Bowing: Style and function. Van Nuys, CA: Alfred Publishing Co., 2004.
LIEBERMAN, Julie L. You are your instrument. The definitive musician´s guide to practice and performance. New York: Huiski Music, 1991.
NORRIS, Phillip. Top 50 Orchestral Audition Excerpts for Trumpet. Crown Music Press, 1997.
RABSON, Carolyn. Orchestral Excerpts. Scarecrow press, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970487

Clique para consultar o oferecimento para 5970487

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP