Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970512 - Percepção Musical I
Ear Training I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
As aulas de Percepção no Curso de Música da FFCLRP compreendem seis semestres, contemplando Percepção I, II, III, IV, V e VI.  São trabalhados os aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos de forma gradativa. A disciplina visa ampliar o conhecimento, a percepção auditiva sonora e gestual, bem como a leitura e a escrita musical do aluno. Através de uma série de exercícios práticos, desenvolve-se a escuta, a melhoria da capacidade de coordenação motora e a escrita musical. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
3566758 - Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio
 
Programa Resumido
1.	Solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.
2.	Percepção de intervalos, tríades, acordes e escalas.
3.	Atividades complementares de escuta e apreciação musical. 
O treino da percepção é desenvolvido através de execuções práticas de solfejos e de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, com conteúdo variado e gradativo.  A base destes estudos é extraída de métodos de solfejo de autores como Gramani, Pozzolli, Alonso, Hall e Ottman. A escuta e apreciação musical de repertório também é trabalhada como atividade complementar.
 
 
 
Programa
Alonso. Manual de Rítmica – 1 ao 11  
Gramani. Apostila de Rítmica. Nível 1
Gramani. Rítmica –  Estruturas de Pulsações
Hall, Anne. Studying Rhythm: Exercícios avulsos
Ottman/ Rogers. Music for Sight Singing: Capítulo 2
Pozzoli: 1ª a 7ª série
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: aulas expositivas; execução conjunta e individual de exercícios com ou sem acompanhamento ao piano; leituras programadas, leituras à primeira vista; execução de exercícios com instrumentos de percussão, ao piano e com o uso de percussão corporal; ditados de estruturas rítmicas/melódicas/harmônicas e escuta de peças de repertório apresentadas pelo professor através de CDs e do youtube. Práticas como Componentes Curriculares 20 horas de PCC em situações simuladas de aula de percepção entre os alunos; uso de TIC’s para estudo/prática de fundamentos da percepção e notação musical.
Critério
A média final do aluno será dada através de: – Prova escrita com ditados musicais. – Prova individual e/ou em grupo de solfejo melódico, rítmico ou harmônico, que poderá ser com banca. – Participação em classe.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
GRAMANI, G. C. / GRAMANI, J. E. Apostila de Rítmica. Níveis 1 a 4. São Caetano do Sul, SP: Editora da Fundação das Artes de S. Caetano do Sul, 1977.
GRAMANI, J. E. Rítmica. Campinas, São Paulo: Perspectiva, 2004.
HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. New Jersey. 
OTTMAN/ROGERS. Music for Sight Singing. Prentice Hall, 2007.
POZZOLI. Guia Teórico-Prático – Partes I, II, III e IV. São Paulo: Ricordi, 1977.

Complementar:
BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Ed. Unesp, 2001. 
_______________. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. Unesp, 1991. 
KARPINSKI, Gary. Aural skills acquisition: the development of listening, reading and performing skills in college level musicians. Oxford University Press, 2000.
BARBOSA, Maria Flavia Silveira Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cutural. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 
LACERDA, O. Curso preparatório de Solfejo e Ditado Musical. Ricordi, s. d. 
WILLEMS, E. Solfejo. Curso Elementar. Fermata.
http://www.contemplus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102:alguns-programas-e-sites-para-treinamento-de-teoria-e-percepcao-musical&catid=40&Itemid=165
 

Clique para consultar os requisitos para 5970512

Clique para consultar o oferecimento para 5970512

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP