As aulas de Percepção no Curso de Música da FFCLRP compreendem seis semestres, contemplando Percepção I, II, III, IV, V e VI. São trabalhados os aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos de forma gradativa. A disciplina visa ampliar o conhecimento, a percepção auditiva sonora e gestual, bem como a leitura e a escrita musical do aluno. Através de uma série de exercícios práticos, desenvolve-se a escuta, a melhoria da capacidade de coordenação motora e a escrita musical.
1. Solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos. 2. Percepção de intervalos, tríades, acordes e escalas. 3. Percepção de funções. 4. Atividades complementares de escuta e apreciação musical. 5. Uso de softwares na aula de percepção musical. O treino da percepção é desenvolvido através de execuções práticas de solfejos e de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, com conteúdo variado e gradativo. A base destes estudos é extraída de métodos de solfejo de autores como Gramani, Pozzolli, Alonso, Hall e Ottman. A escuta e apreciação musical de repertório também é trabalhada como atividade complementar.
Alonso. Manual de Rítmica – 24 ao 35 Gramani. Apostila de Rítmica. Nível 3; Leitura com ostinato rítmico. Gramani. Rítmica – Estruturas de Pulsações, Divertimentos Hall, Anne. Studying Rhythm: Exercícios avulsos Ottman/ Rogers. Music for Sight Singing: Capítulo 4 Leituras complementares.
Básica: GRAMANI, G. C. / GRAMANI, J. E. Apostila de Rítmica. Níveis 1 a 4. São Caetano do Sul, SP: Editora da Fundação das Artes de S. Caetano do Sul, 1977. GRAMANI, J. E. Rítmica. Campinas, São Paulo: Perspectiva, 2004. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. New Jersey. OTTMAN/ROGERS. Music for Sight Singing. Prentice Hall, 2007. POZZOLI. Guia Teórico-Prático – Partes I, II, III e IV. São Paulo: Ricordi, 1977. Complementar: BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Ed. Unesp, 2001. _______________. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. Unesp, 1991. KARPINSKI, Gary. Aural skills acquisition: the development of listening, reading and performing skills in college level musicians. Oxford University Press, 2000. BARBOSA, Maria Flavia Silveira Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cutural. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. LACERDA, O. Curso preparatório de Solfejo e Ditado Musical. Ricordi, s. d. WILLEMS, E. Solfejo. Curso Elementar. Fermata. http://www.contemplus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102:alguns-programas-e-sites-para-treinamento-de-teoria-e-percepcao-musical&catid=40&Itemid=165.