Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970516 - Percepção Musical V
Ear Training V

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aprimorar e intensificar a construção da audição externa e interna e a percepção de estruturas musicais. A importância desse estudo está associada ao fato desta prática constituir tanto um subsídio como uma finalidade do estudo da análise musical, assim como da composição e da interpretação como processos intrinsecamente interdependentes e complementares, estabelecendo assim relacionamentos de troca de informações imprescindíveis. A percepção do planejamento, da estrutura, da lógica e do padrão sonoro de uma obra musical intensifica a compreensão e a apreciação do ouvinte. Assim sendo, o sucesso de um músico é inevitavelmente limitado e regulado por sua habilidade de escuta. O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) ao treino da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas e sistemas musicais; (2) ao treino da audição a uma e duas vozes e iniciação ao treino da audição de três e quatro vozes– que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas (3) audição de formas e estruturas musicais. Objetivos específicos: O objetivo da disciplina Percepção Musical IV consiste no treinamento da audição a uma e duas vozes e iniciação ao treino da audição de três e quatro vozes. Tal processo será desenvolvido em módulos, durante um semestre, em um grau crescente de dificuldade, através da execução de exercícios descritos no campo Conteúdo formulado a partir de métodos de percepção musical e obras do repertório nacional e internacional, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que já foi e é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação 111/2012.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Percepção melódica de intervalos dentro das escalas modais e tonais. Leitura de melodias em retrógrado e leitura/ditado em diversas claves a uma voz e duas vozes.
 
 
 
Programa
1. Introdução ao plano de aulas e propósitos do curso. Leitura de graus conjuntos – Segundas maiores e menores. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Ditado melódico. 2. Leituras do I ao V grau e do I ao VIII grau iniciando com tônicas diversas. Escalas modais e tonais. Exercícios sobre acordes Maiores, Menores e de 5. Dim. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 3. Exercícios com escalas menores melódicas e harmônicas. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 4. Exercícios de intervalos de 6M e 6m, 7M e 7m. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 5. Escalas cromáticas. Notas cromáticas entre notas diatônicas. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 6. Exercícios sobre acordes de T, S e D em escalas maiores e menores. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 7. Leitura de exercícios a 2 vozes. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 8. Leitura de exercícios a 2 vozes. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 9. Leitura de exercícios a 2 vozes. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 10. Leitura prima vista de literatura coral a 1, 2, eventualmente também a 3 e 4 vozes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos e provas.
Critério
Avaliação por presença, interesse e participação em aula. Progresso individual durante o curso. Resultados de participação em aula, exercícios semanais e 2 provas semestrais.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
POZZOLI – Guida Teórico-Pratica per l´insegnamento del dettato musicale. Parte III e IV. Ricordi: Nascimento, F e Silva, José Raymundo – Método de Solfejo. 1. ano. Eulestein Música. RJ. BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Sightsinging complete. 6 ed. Boston: McGraw-Hill College, 1999. Cap. 7-9. BENWARD, Bruce. Ear Training: A Technique for Listening. 6 ed. Boston: Percepção. In: LURIA, Alexander R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 3 ed. SP: Ícone, 1990. JERSILD, J. Ear training - Basic instruction in mlodic and rhythm reading, Wilhem Hansen, Copenhagen VILLA-LOBOS, Solfejo, 1. Vol. Irmãos Vitale, 1976, SP. Sites de percepção melódica e harmônica (ear training) disponíveis na internet.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970516

Clique para consultar o oferecimento para 5970516

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP