As aulas de Percepção no Curso de Música da FFCLRP compreendem seis semestres, contemplando Percepção I, II, III, IV, V e VI. Nas Percepções são trabalhados os aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos de forma gradativa. A disciplina visa ampliar o conhecimento, a percepção auditiva sonora e gestual, bem como a leitura e a escrita musical do aluno. Através de uma série de exercícios práticos, desenvolve-se a escuta, a melhoria da capacidade de coordenação motora e a escrita musical.
1- Solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos. 2- Percepção de intervalos, tríades, acordes e escalas. 3- Atividades complementares de escuta e apreciação musical. O treino da percepção é desenvolvido através de execuções práticas de solfejos e de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, com conteúdo variado e gradativo. Neste estágio a base do material é extraída de repertório variado, composto de estilos contrastantes, gênero musical diversificado e culturas musicais diversas, levando em conta aspectos interdisciplinares que alargam o conceito de percepção, além disso, o curso é voltado para a conscientização da paisagem sonora, como elemento de sensibilização, síntese e de criatividade musical.
1. Apresentação e discussão sobre a escuta, baseada no conceito de paisagem sonora de Murray Schafer, apresentação do filme “Listen” de Murray Schafer, disponível em https://youtu.be/rOlxuXHWfHw 2. Schafer – A Afinação do Mundo – Introdução, capítulo 1 e 2 3.Obras do Repertório Orquestral: a) Bach – A paixão segundo São João b) Mahler -Primeira Sinfonia c) Lenine – Paciência d) Korsakoff – A Grande Páscoa Russa e) Shakurati f) Tallis - Spem in Alium g) Ligeti – Lux Aeterna h) Cage – 4’33”
Básica: CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados: harmonia aplicada à música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984. ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. JERSILD, Jorgen. Ear Training: Basic instruction in melodic and rhythm reading. Wilhem Hansen Publisher: Copenhagen, 1966. OTTMAN, Robert; ROGERS, Nancy. Music for Sight Singing. New Jersey: Pearson Education, 2011. SCHAFER, Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Ed. UNESP, 2011. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. UNESP, 2011. Complementar: CASNOK, Yara. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Ed. UNESP, 2003. PAZ, Ermelinda. 500 canções brasileiras. Brasília: Musi Med, 2015. Software de livre acesso: https://www.earmaster.com/download handler.html?product=empro7w&initiator=trial&dl=528041