Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970516 - Percepção Musical V
Ear Training V

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
As aulas de Percepção no Curso de Música da FFCLRP compreendem seis semestres, contemplando Percepção I, II, III, IV, V e VI.  Nas Percepções são trabalhados os aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos de forma gradativa. A disciplina visa ampliar o conhecimento, a percepção auditiva sonora e gestual, bem como a leitura e a escrita musical do aluno. Através de uma série de exercícios práticos, desenvolve-se a escuta, a melhoria da capacidade de coordenação motora e a escrita musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
 
Programa Resumido
1- Solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.
2- Percepção de intervalos, tríades, acordes e escalas.
3- Atividades complementares de escuta e apreciação musical. 
O treino da percepção é desenvolvido através de execuções práticas de solfejos e de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, com conteúdo variado e gradativo.  Neste estágio a base do material é extraída de repertório variado, composto de estilos contrastantes, gênero musical diversificado e culturas musicais diversas, levando em conta aspectos interdisciplinares que alargam o conceito de percepção, além disso, o curso é voltado para a conscientização da paisagem sonora, como elemento de sensibilização, síntese e de criatividade musical.
 
 
 
Programa
1. Apresentação e discussão sobre a escuta, baseada no conceito de paisagem sonora de Murray Schafer, apresentação do filme “Listen” de Murray Schafer, disponível em https://youtu.be/rOlxuXHWfHw 
2. Schafer – A Afinação do Mundo – Introdução, capítulo 1 e 2
3.Obras do Repertório Orquestral:
a)  Bach – A paixão segundo São João
b) Mahler -Primeira Sinfonia
c) Lenine – Paciência
d) Korsakoff – A Grande Páscoa Russa
e) Shakurati
f) Tallis - Spem in Alium
g) Ligeti – Lux Aeterna
h) Cage – 4’33”  
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: aulas expositivas, execução conjunta e individual de exercícios com ou sem acompanhamento de piano ou midi, audição de obras consagradas de repertório de diferentes períodos, estéticas e vertentes musicais, reconhecimento de timbres de instrumentos e de trechos das obras. Sensibilização auditiva através do reconhecimento da paisagem sonora e exercícios de registro sobre a mesma.
Critério
1. Trabalho de criatividade baseado no conceito de paisagem sonora 2. Trabalho em grupo sobre o repertório de livre escolha do grupo, seguindo o padrão das aulas teórico práticas ministradas e que contenha a criação de exercício a ser aplicado para a sala.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: 
CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados: harmonia aplicada à música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.
ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
JERSILD, Jorgen. Ear Training: Basic instruction in melodic and rhythm reading. Wilhem Hansen Publisher: Copenhagen, 1966.
OTTMAN, Robert; ROGERS, Nancy. Music for Sight Singing. New Jersey: Pearson Education, 2011.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. UNESP, 2011.

Complementar: 
CASNOK, Yara. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
PAZ, Ermelinda. 500 canções brasileiras. Brasília: Musi Med, 2015.
Software de livre acesso: 
https://www.earmaster.com/download 
handler.html?product=empro7w&initiator=trial&dl=528041
 

Clique para consultar os requisitos para 5970516

Clique para consultar o oferecimento para 5970516

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP