Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970517 - Percepção Musical VI
Ear Training VI

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aprimorar e intensificar a construção da audição externa e interna e a percepção de estruturas musicais. A importância desse estudo está associada ao fato desta prática constituir tanto um subsídio como uma finalidade do estudo da análise musical, assim como da composição e da interpretação como processos intrinsecamente interdependentes e complementares, estabelecendo assim relacionamentos de troca de informações imprescindíveis. A percepção do planejamento, da estrutura, da lógica e do padrão sonoro de uma obra musical intensifica a compreensão e a apreciação do ouvinte. Assim sendo, o sucesso de um músico é inevitavelmente limitado e regulado por sua habilidade de escuta. O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) ao treino da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas e sistemas musicais; (2) ao treino da audição a uma e duas vozes e iniciação ao treino da audição de três e quatro vozes– que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas (3) audição de formas e estruturas musicais. Objetivos específicos: O objetivo da disciplina Percepção Musical IV consiste no treinamento da audição a uma e duas vozes e iniciação ao treino da audição de três e quatro vozes. Tal processo será desenvolvido em módulos, durante um semestre, em um grau crescente de dificuldade, através da execução de exercícios descritos no campo Conteúdo formulado a partir de métodos de percepção musical e obras do repertório nacional e internacional, evidenciando o conteúdo de Cultura Geral que já foi e é ministrado nesta matéria e que passa a constar do programa desta disciplina por determinação da Deliberação 111/2012.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Percepção melódica e harmônica de intervalos e estruturas melódicas e harmônicas dentro das escalas modais e tonais.Leitura/ditado e percepção de formas e estruturas musicais
 
 
 
Programa
1. Introdução ao plano de aulas e propósitos do curso. 2. Cadências de I IV V I em todas as tonalidades (M e m) 3. Cadências de I IV I V I (com inversões) 4. V7 e modulações de M – m e de m – M 5. Cadências com acordes de 6.Aum. Fr., Gr., It., Napolitana 6. Outras cadências harmônicas/ Bordaduras e ornamentos 7. Exercícios com modulações a tons vizinhos em escalas maiores. Alterações em escalas maiores. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 8. Exercícios com modulações a tons vizinhos em escalas menores. Alterações em escalas maiores. Transposições de exercícios de leitura. Leitura de retrógrados. Leitura dos exercícios em diferentes claves. Leituras com e sem nome de notas. Ditado melódico. 9. Leitura prima vista de literatura coral a 1, 2, 3 e 4 vozes. 10. Análise auditiva de estruturas e formas musicais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos e provas. Serão utilizados exercpícios de leitura da bibliografia.
Critério
Avaliação por presença, interesse e participação em aula. Progresso individual durante o curso. Resultados de participação em aula, exercícios semanais e 2 provas semestrais.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
POZZOLI – Guida Teórico-Pratica per l´insegnamento del dettato musicale. Parte III e IV. Ricordi: Nascimento, F e Silva, José Raymundo – Método de Solfejo. 1. ano. Eulestein Música. RJ. BENWARD, Bruce & CARR, Maureen. Sightsinging complete. 6 ed. Boston: McGraw-Hill College, 1999. Cap. 7-9. BENWARD, Bruce. Ear Training: A Technique for Listening. 6 ed. Boston: Percepção. In: LURIA, Alexander R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 3 ed. SP: Ícone, 1990. JERSILD, J. Ear training - Basic instruction in mlodic and rhythm reading, Wilhem Hansen, Copenhagen VILLA-LOBOS, Solfejo, 1. Vol. Irmãos Vitale, 1976, SP. Sites de percepção melódica e harmônica (ear training) disponíveis na internet.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970517

Clique para consultar o oferecimento para 5970517

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP