Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970517 - Percepção Musical VI
Ear Training VI

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
As aulas de Percepção no Curso de Música da FFCLRP compreendem seis semestres, contemplando Percepção I, II, III, IV, V e VI.  Nas Percepções são trabalhados os aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos de forma gradativa. A disciplina visa ampliar o conhecimento, a percepção auditiva sonora e gestual, bem como a leitura e a escrita musical do aluno. Através de uma série de exercícios práticos, desenvolve-se a escuta, a melhoria da capacidade de coordenação motora e a escrita musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
535192 - Cássia Carrascoza Bomfim
 
Programa Resumido
1. Solfejos, ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.
2. Percepção de intervalos, tríades, acordes e escalas.
3. Atividades complementares de escuta e apreciação musical. 
O treino da percepção é desenvolvido através de execuções práticas de solfejos e de ditados rítmicos, melódicos e harmônicos, com conteúdo variado e gradativo.  Neste estágio a base do material é extraída de repertório variado, composto de estilos contrastantes, gênero musical diversificado e culturas musicais diversas, levando em conta aspectos interdisciplinares que alargam o conceito de percepção, além disso, o curso é voltado para a conscientização da escuta profunda, como elemento de sensibilização, síntese e de criatividade musical.
 
 
 
Programa
1. Apresentação e discussão sobre a diferença entre escutar e ouvir, baseada no conceito de escuta profunda de Pauline Oliveros. Apresentação do vídeo “The difference between hearing and listening” de Pauline Oliveros, TEDxIndianapolis.
2. Oliveros - Deep Listening: Breath/Listening/ Ways of Listening/ Sonic Meditations.
3. Estudos de percepção interativa através de ferramentas virtuais de comunicação.
4. Obras do Repertório:
a) Berio – Folk Songs
b) Stravinsky – Sagração da Primavera
c) Maderna – Musica su due dimensione
d) Reich – Its gonna a rain
e) Schaffer – Ètude de bruits
f) Prokofiev – Pedro e o Lobo
g) Céu da Boca – Bumba Meu Boi da Boa Hora
h) Caetano Veloso – A Terceira Margem do Rio
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: aulas expositivas, execução conjunta e individual de exercícios com ou sem acompanhamento de piano ou midi, audição de obras consagradas de repertório de diferentes períodos, estéticas e vertentes musicais, reconhecimento de timbres de instrumentos e de trechos das obras. Sensibilização auditiva e exercícios sobre Escuta Profunda de Pauline Oliveros e exercícios sobre o método da compositora.
Critério
1. Trabalho de criatividade baseado no conceito de Escuta Profunda. 2. Trabalho em grupo sobre o repertório de livre escolha do grupo, seguindo o padrão das aulas teórico práticas ministradas e que contenha a criação de exercício a ser aplicado para a sala.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
CHEDIAK, Almir. Dicionário de Acordes Cifrados: harmonia aplicada à música popular. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.
ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: Ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
JERSILD, Jorgen. Ear Training: Basic instruction in melodic and rhythm reading. Wilhem Hansen Publisher: Copenhagen, 1966.
OTTMAN, Robert; ROGERS, Nancy. Music for Sight Singing. New Jersey: Pearson Education, 2011.
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. Lincoln: Deep Listening Publications, 2005.

Complementar:
CASNOK, Yara. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
PAZ, Ermelinda. 500 canções brasileiras. Brasília: Musi Med, 2015.
Software de livre acesso:
https://www.earmaster.com/download handler.html?product=empro7w&initiator=trial&dl=528041
 

Clique para consultar os requisitos para 5970517

Clique para consultar o oferecimento para 5970517

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP