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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970529 - Fundamentos da Acústica Musical I
Musical Acoustics I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conhecimentos básicos sobre as naturezas física e psicofísica do som, desvendando o princípio da produção e comportamento dos sons no meio, bem como a sua percepção pelo sistema auditivo (psicoacústica). O curso deve oferecer aos alunos os fundamentos para o trabalho com instrumentação e acústica musical, e para o estudo e pesquisa nas áreas de performance, composição e produção musical (captação, processamento e registro).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
981972 - Fernando Fagundes Ferreira
 
Programa Resumido
Estudo da física e psicofísica do som, constituindo uma introdução aos princípios da ondulatória e fenomenologia do som, noções de psicoacústica e modelos de percepção de parâmetros sonoros, além do estudo dos sons complexos e a formação de escalas e afinações.
 
 
 
Programa
1- Introdução histórica 2 - Revisão de vibrações e ondas: movimento harmônico, oscilações amortecidas e forçadas: ressonância. 3 - Som: onda sonora: amplitude, frequência e comprimento de onda. Velocidade de propagação. Espectro sonoro. Análise harmônica por transformada de Fourier (FFT) 4 - Propriedades ondulatórias das ondas de som: reflexão, refração, difração, atenuação, interferência, batimento. O fenômeno de ressonância. Reverberação. Eco. Distorção. 5 - Qualidades do som: altura, timbre e intensidade. Medida de intensidade: o decibel. 6 - Mecanismo de audição. Sensação auditiva. 7 - Acústica de ambientes. Tempos de reverberação. Inteligibilidade. Absorção do som. Materiais absorventes acústicos. Isolamento acústico. Ressonadores. 8 - Física e música: Escalas musicais. Física dos instrumentos musicais. 9 - Ruído. Efeitos de ruído no ser humano. Controle do ruído. Normas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é baseado em aulas teóricas expositivas acompanhadas por demonstrações práticas, e em trabalhos práticos ou experiências em laboratório de informática musical e eletroacústica.
Critério
A avaliação será feita por meio de uma prova teórica e por trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG 3583.
 
Bibliografia
     
BACKUS, J. (1977). The Acoustical Foundations of Music. New York/London: W. W. Norton & Company. BEAMENT, J. (2001). How we hear music. Woodbridge: The Boydell Press. BENADE, A. H. (1990). Fundamentals of Musical Acoustics. New York: Dover Publications. BONJORNO, J. R., BONJORNO, R. A., BONJORNO, V., RAMOS, C. M. Física Fundamental. Volume Único. São Paulo. Ed. FTD. 1999. CAMPBELL, M., Greated, C. (2001). The Musician’s Guide to Acoustics. Oxford: Oxford University Press. COOK, P. R., Ed. (1999). Music, Cognition, and Computerized Sound: an introduction to psychoacoustics. Massachusetts, The MIT Press. HENRIQUE, L. (2007) Acústica Musical. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian. RAYMOND, A. Serway; John W. Jewett, Jr. (2005). Princípios de física; tradução André Koch Torres Assis. São Paulo, Pioneira Thomson Learning. ROEDERER, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp. VALLE, S. do. (2009). Manual Prático de Acústica, 3a. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia. VASCONCELOS, J. (2002). Acústica Musical e Organologia. Porto Alegre, Editora Movimento.
 

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