Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970529 - Fundamentos da Acústica Musical I
Musical Acoustics I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conhecimentos básicos sobre as naturezas física e psicofísica do som, desvendando o princípio da produção e comportamento dos sons no meio, bem como a sua percepção pelo sistema auditivo (psicoacústica). O curso deve oferecer aos alunos os fundamentos para o trabalho com instrumentação e acústica musical, e para o estudo e pesquisa nas áreas de performance, composição e produção musical (captação, processamento e registro).
 
 
 
Programa Resumido
Estudo da física e psicofísica do som, constituindo uma introdução aos princípios da ondulatória e fenomenologia do som, noções de psicoacústica e modelos de percepção de parâmetros sonoros, além do estudo dos sons complexos e a formação de escalas e afinações.
 
 
 
Programa
1. Princípios da ondulatória: Ondas, propriedades, parâmetros e representação. Tipos de ondas. Trajetória e grandezas vetoriais. Senóides e Movimento Harmônico Simples. Ondas estacionárias, vibrações e ressonância. Fenômenos de propagação. Princípio da superposição e interferência de ondas. Fase e cancelamento. 2. Produção e tipologia do som: Modelos de produção sonora (fonte, meio e receptor). Sons puros e sons complexos. Espectro e série harmônica: conceito de fundamental, harmônicos e parciais. Formantes. Ruídos. Ressonadores de Helmholtz. 3. Física do som: Grandezas sonoras, qualificação e quantificação. Intensidade e frequência. Medidas acústicas (unidades e conversões, logaritmos, potências e representação em notação científica). Combinação de sons. Efeito Doppler. 4. Psicofísica do som: Percepção da intensidade, altura, duração e timbre. Audibilidade e fisiologia da audição. A banda crítica e o mascaramento. Consonância e dissonância. Efeito Haas. Batimentos e fenômenos auditivos não lineares. Percepção do espaço (localização biauricular). 5. Escalas, afinação, e operações com intervalos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é baseado em aulas teóricas expositivas acompanhadas por demonstrações práticas, e em trabalhos práticos ou experiências em laboratório de informática musical e eletroacústica.
Critério
A avaliação será feita por meio de uma prova teórica e por trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG 3583.
 
Bibliografia
     
BISTAFA, S.R. (2006). Acústica aplicada ao controle de ruído. Ed. Edgard Blücher. ROEDERER, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp. HENRIQUE, L. (2007) Acústica Musical. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian. SILVA, Péricles. (2002). Acústica arquitetônica & condicionamento de ar. Belo Horizonte: Edtal. BACKUS, J. (1977). The Acoustical Foundations of Music. New York/London: W. W. Norton & Company. BEAMENT, J. (2001). How we hear music. Woodbridge: The Boydell Press. BENADE, A. H. (1990). Fundamentals of Musical Acoustics. New York: Dover Publications. BLAUERT, J. (1983). Spatial Hearing, the psychophysics of human sound localization. Cambridge: MIT Press. CAMPBELL, M., Greated, C. (2001). The Musician’s Guide to Acoustics. Oxford: Oxford University Press. COOK, P. R., Ed. (1999). Music, Cognition, and Computerized Sound: an introduction to psychoacoustics. Massachusetts, The MIT Press. EVEREST, F. A. (1989). The master handbook of acoustics. Blue Ridge Summit, Tab Books. HALLIDAY, D., RESNICK, R. e WALKER, J. (2012). Fundamentos de Física, Vol. 1 – Mecânica e Vol.2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica, 9a. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC. HELMHOLTZ, H. (1954). On the sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (Alexander J. Ellis, Trans.). New York: Dover Publications, Inc. HENRIQUE, L. (1988). Instrumentos Musicais, Lisboa: FundaçãoGuibenkian. MATRAS, J. J. (1991). O Som (Edilson Darci Helt, Trans.). São Paulo: Martins Fontes. MOSCAL. T. (1994). Sound Check: The Basics of Sounds and Sound Systems. Milwaukee: Hal Leonard Corp. PIERCE. J. R. (1992). The Science of Musical Sound (Revised Edition ed.). New York: W. H. Freeman and Company. ROSSING, T. D. (1989). The Science of Sound. Reading, Massachusetts, Addison-Wesley Publishing Company. RUMSEY, F. (2003). Spatial audio. Oxford: Focal Press. VALLE, S. do. (2009). Manual Prático de Acústica, 3a. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia.VASCONCELOS, J. (2002). Acústica Musical e Organologia. Porto Alegre, Editora Movimento.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970529

Clique para consultar o oferecimento para 5970529

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP