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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970530 - Fundamentos da Acústica Musical II
Musical Acoustics II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Complementar os estudos realizados na disciplina Fundamentos da Acústica Musical I concentrando-se nos aspectos relacionados à acústica de instrumentos e da voz e à acústica de ambientes. O curso deve oferecer aos alunos os fundamentos para o trabalho em instrumentação e acústica musical, e para o estudo e pesquisa nas áreas de performance, composição e produção musical (captação, processamento e registro).
 
 
 
Programa Resumido
Estudo do princípio de funcionamento dos instrumentos acústicos e da emissão vocal. Abordagem introdutória à acústica de ambientes.
 
 
 
Programa
1. Instrumentos de cordas: Princípio da produção sonora em instrumentos de cordas. 2. Instrumentos de sopro: Princípio da produção sonora em colunas de ar. 3. Instrumentos percussivos: Membranofones e idiofones. 4. Voz: Fisiologia do aparelho fonador. Emissão Vocal. 5. Introdução à acústica de ambientes: Propagação do som no ambiente. Reflexões, eco e reverberação. Parâmetros acústicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é baseado em aulas teóricas expositivas acompanhadas por demonstrações práticas, e em trabalhos práticos ou experiências em laboratório de informática musical e eletroacústica.
Critério
A avaliação será feita por meio de uma prova teórica e por trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova e/ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG 3583/89.
 
Bibliografia
     
Henrique, L. (2007) Acústica Musical, Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian.
Roederer, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp.
Bistafa, S.R. (2006). Acústica aplicada ao controle de ruído, Ed. Edgard Blücher.
Silva, Péricles. (2002). Acústica arquitetônica & condicionamento de ar. Belo Horizonte: Edtal.
Backus, J. (1977). The Acoustical Foundations of Music. New York/London: W. W. Norton & Company.
Benade, A. H. (1990). Fundamentals of Musical Acoustics. New York: Dover Publications.
Campbell, M., Greated, C. (2001). The Musician’s Guide to Acoustics. Oxford: Oxford University Press.
Beament, J. (2001). How we hear music. Woodbridge: The Boydell Press.
Cook, P. R., Ed. (1999). Music, Cognition, and Computerized Sound: an introduction to psychoacoustics. Massachusetts, The MIT Press.
Everest, F. A. (1989). The master handbook of acoustics. Blue Ridge Summit, Tab Books.
Helmholtz, H. (1954). On the sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (Alexander J. Ellis, Trans.). New York: Dover Publications, Inc.
Henrique, L. (1988). Instrumentos Musicais, Lisboa: Fundação Calouse Guibenkian.
Fletcher, N. H e Rossing, T.D. (1991) The physics of musical instruments. New York: Springer-Verlag.
Hall, D. E. (2002). Musical Acoustics. Pacific Grove Brooks/Cole.
Matras, J. J. (1991). O Som (Edilson Darci Helt, Trans.). São Paulo: Martins Fontes.
Moscal. T. (1994). Sound Check: The Basics of Sounds and Sound Systems. Milwaukee: Hal Leonard Corp.
Pierce. J. R. (1992). The Science of Musical Sound (Revised Edition ed.). New York: W. H. Freeman and Company.
Rossing, T. D. (1989). The Science of Sound. Reading, Massachusetts, Addison-Wesley Publishing Company.
Valle, S. d. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Ed. Música & Tecnologia.
Vasconcelos, J. (2002). Acústica Musical e Organologia. Porto Alegre, Editora Movimento.
 

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