Fornecer os conhecimentos básicos sobre as naturezas física e psicofísica do som, desvendando o princípio da produção e comportamento dos sons no meio, bem como a sua percepção pelo sistema auditivo (psicoacústica). O curso deve oferecer aos alunos os fundamentos para o trabalho com instrumentação e acústica musical, e para o estudo e pesquisa nas áreas de performance, composição e produção musical (captação, processamento e registro). concentrando-se nos aspectos relacionados à acústica de instrumentos e da voz e à acústica de ambientes. O curso deve oferecer aos alunos os fundamentos para o trabalho em instrumentação e acústica musical, e para o estudo e pesquisa nas áreas de performance, composição e produção musical (captação, processamento e registro).
Estudo do princípio de funcionamento dos instrumentos acústicos e da emissão vocal. Abordagem introdutória à acústica de ambientes.
1. Mecanismo de audição. Sensação auditiva. 2. Voz: Fisiologia do aparelho fonador. Emissão Vocal. 3. Introdução à acústica de ambientes: Propagação do som no ambiente. Reflexões, eco e reverberação, absorção do som e isolamento acústico. Parâmetros acústicos. 4. Ruído. Efeitos de ruído no ser humano. Controle do ruído. Normas. 5. Física e música: Escalas musicais. 6. Física dos instrumentos musicais de: corda, sopro e percussivos.
Básica: BONJORNO, J. R., BONJORNO, R. A., BONJORNO, V., RAMOS, C. M. Física Fundamental. Volume Único. São Paulo. Ed. FTD. 1999. FLETCHER, N. H e Rossing, T.D. The physics of musical instruments. New York: Springer-Verlag.1991. GRILLO, Maria Lúcia; PEREZ, Luiz Roberto. Física e Música. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. HEWITT, P. G. Fundamentos de física conceitual. Bookman.2011 LAPP, David R. The physics of music and musical instruments. Wright Center for Innovative Science Education, Tufts University, 2003. MATRAS, J. J. O Som (Edilson Darci Helt, Trans.). São Paulo: Martins Fontes.1991 ROEDERER, J. G. Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp. 1998 Complementar: BENADE, A. H. Fundamentals of Musical Acoustics. New York: Dover Publications.1990 COOK, P. R., Ed. Music, Cognition, and Computerized Sound: an introduction to psychoacoustics. Massachusetts, The MIT Press. 1999. DONOSO, J. P., Tannús, A., Guimaraes, F., & Freitas, T. C. D. A física do violino. Revista Brasileira de Ensino de Física, 30(2), 2305-1. 2008 KANDUS, A., Gutmann, F. W., & Castilho, C. M. C. D. A física das oscilações mecânicas em instrumentos musicais: exemplo do berimbau. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(4), 427-433. 2006 ROSSING, T. D. The Science of Sound. Reading, Massachusetts, Addison-Wesley Publishing Company.1989 SANTOS, E. D. M. D., Molina, C., & Tufaile, A. P. B. Violão e guitarra como ferramentas para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(2), 1-7. 2013 SILVA, Péricles. Acústica arquitetônica & condicionamento de ar. Belo Horizonte: Edtal.2002. VALLE, S. do. Manual Prático de Acústica, 3a. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Música & Tecnologia. 2009 VALLE, S. d. Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Ed. Música & Tecnologia.1997 VASCONCELOS, J. Acústica Musical e Organologia. Porto Alegre, Editora Movimento.2002