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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970542 - Fundamentos da Educação Musical
Fundamentals of musical Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Estabelecer uma base teórica para as reflexões e as práticas em educação musical a partir de troncos temáticos: antropologia, etnomusicologia, filosofia, psicologia e sociologia, promovendo a transdisciplinaridade. Embasamento teórico, histórico e analítico das diversas concepções do ensino musical, visando a preparação do aluno na prática do ensino. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
1. Antropologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico, estabelecendo uma reflexão antropológica sobre o ensino de música. 2. Filosofia da educação musical: desenvolver um quadro teórico desde a antiguidade até as concepções contemporâneas, estabelecendo uma reflexão filosófica sobre o ensino de música. 3. Sociologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico desde os textos da Antiguidade até as concepções contemporâneas, estabelecendo uma reflexão sociológica em torno do ensino de música, sobretudo no contexto brasileiro. 4. Psicologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico, estabelecendo as bases psicológicas para a compreensão dos processos que envolvem a aprendizagem da música, tendo em vista principalmente a criança. 5. A presença da música no contexto de alguns filósofos: Aristóteles, Confúcio, Heráclito, Lao-Tsé, Pitágoras e Platão. 6. Fundamentos da educação musical. A música do Brasil e do mundo. A educação com música. A música na escola.
 
 
 
Programa
Programa baseado no livro didático: Leitura selecionada de textos de/sobre música em diversos autores em diferentes áreas do conhecimento: antropologia, etnomusicologia, filosofia, psicologia e sociologia. Vivências distintas. Por que estudar música? Música, neurociência e desenvolvimento humano, um olhar investigativo para a questão. Princípios estruturadores que permeiam as ações pedagógicas e seus reflexos nos estudantes. Por intermédio de tópicos específicos, pensar a música em um contexto educacional que se expande para além da própria música. Discussão sobre quem será esse educador que estará no dia a dia à frente das classes, para um olhar amplo e eficaz para a questão da inclusão e para as possibilidades de transdisciplinaridades que a música pode suscitar quando absorvida nas escolas. Enfrentamento das questões do “como” ensinar música e “do que” ensinar. Embate entre os métodos de educação musical. Apreciação de obras referenciais, do repertório popular urbano e de tradição mais regional, sejam clássicas ou de culturas mais afastadas. Multiplicidade de sonoridades, estabelecimento de conexões através de adaptações vivas e pontuais, para cada classe de alunos, localização geográfica e momento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
10h - Aulas práticas e teóricas. Relatórios e fichamentos, estudos de texto, leituras coletivas. Exibições de material audiovisual. Palestras, entrevistas e debates com arte-educadores. 20h - Aula expositiva dialogada, Estudo de texto, Portfólio, Tempestade cerebral, Estudo dirigido, Leitura dramatizada, Estudo de caso, Painel, Fórum, Oficina, Debate.
Critério
Serão levados em conta na avaliação a participação e o envolvimento do aluno nas aulas, nos debates e seminários, bem como, sua produção e apresentação de seminários, trabalhos escritos e fichamentos e prova dissertativa.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Anais e Revistas da ABEM ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos, Leonir Pessate ALVES (orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, UNIVILLE, 2005 ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo, Ed. Martin Claret, 2006 ARISTOTELES. Política. São Paulo, Ed. Martin Claret, 2008 BELLARD-FREIRE, Vanda. Música e Sociedade. Rio de Janeiro, ABEM, 1992 BELLARD-FREIRE (org.). Horizonte da pesquisa em música. Rio de Janeiro, 7Letras, 2010 CONDE, Cecília. Algumas reflexões para pensarmos nos cursos de Formação de Professores do Ensino Fundamental. In: Seminário Música na Educação Fundamental, 2003. Anais… 2003. FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008 GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012 (livro-didático). Disponível em KASCHUB, Michele & SMITH, Janice. Promising practices in 21st century music teacher education. New York, Oxforford University Press, 2014 LEÃO, Elisabeth Ribeiro (org.). Cuidar de pessoas e música: uma visão multiprofissional. São Caetano do Sul, Yendis Editora, 2009 MARQUES, Ramiro. O Modelo Pedagógico Pós-moderno. In: ______.Modelos Pedagógicos Actuais. Lisboa. Plátano Edições Técnicas, 1999. MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. ONFRAY, Michel. La communauté philosophique: manifeste pour l'université populaire. Paris, ÉDITIONS GALILÉE, 2004 ONFRAY, Michel. La contre-histoire de La philosophie, vols I-IX. Paris, Bernard Grasset ONFRAY, Michel. Rendre la raison populaire. Paris, Michel Onfray et Éditions Autrement, 2012 PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010 PLATÃO. A república. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 SACKS, Oliver. Alucinações musicais. São Paulo, Cia das Letras, 2007 SANTOS, Marco Antonio Carvalho. Educação musical na escola e nos projetos comunitários e sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 12, 31-34, mar. 2005. SAVIANI, Dermeval. Tendências e Correntes da Educação Brasileira. In: MENDES, Durmeval Trigueiro (Org.). Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. São Paulo, Ed. da UNESP, 2002. STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d. SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm . 22.1 Filmes sobre ciências sociais e suas relações com a educação e com o ensino da música em particular (exemplos) ANNAUD, Jean-Jacques. A guerra do fogo, 1981 BOURDIEU, Pierre. Chercheurs de notre temps, 1992 DAMATTA, Roberto. Intérpretes do Brasil - Roberto Da Matta- Partes 1 e 2 DELEUZE, Gilles. ; Pensadores e a educação: Gilles Deleuze: GALLO, Sílvio & ASPIS, Renata (roteiro); HORTA, Regis (direção e edição). Atta, mídia e educação, s/d ILLICH, Ivan - Sociedade sem Escolas 1 e 2 MASI, Domenico de. Roda Viva MORIN, Edgar: http://www.youtube.com/watch?v=kzHjJd3cJCg&list= UUXiMUZf2gDWsxyxDVSUgHlg&index=5&feature=plcp RIBEIRO, Darcy. Roda Viva. https://www.youtube.com/watch?v=qMkpbf5wKXw&list=PLn-0laHXkRcfrE3FxgPNSnrTE5UOAglsP TASSARA, Eda. Mãe solar 1 e 2 VERHAAG, Bertrand (roteiro e direção). Olhos azuis – Blue Eyed (1996) VIGOSTKY (documentário com Kohl). Horta, s/d
 

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