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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970542 - Fundamentos da Educação Musical
Fundamentals of musical Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Estabelecer uma base teórica para as reflexões e as práticas em educação musical a partir de troncos temáticos: antropologia, etnomusicologia, filosofia, psicologia e sociologia, promovendo a transdisciplinaridade. Embasamento teórico, histórico e analítico das diversas concepções do ensino musical, visando a preparação do aluno na prática do ensino. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
1.	Antropologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico, estabelecendo uma reflexão antropológica sobre o ensino de música.
2.	Filosofia da educação musical: desenvolver um quadro teórico desde a antiguidade até as concepções contemporâneas, estabelecendo uma reflexão filosófica sobre o ensino de música.
3.	Sociologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico desde os textos da Antiguidade até as concepções contemporâneas, estabelecendo uma reflexão sociológica em torno do ensino de música, sobretudo no contexto brasileiro.
4.	Psicologia da educação musical: desenvolver um quadro teórico, estabelecendo as bases psicológicas para a compreensão dos processos que envolvem a aprendizagem da música, tendo em vista principalmente a criança. 
5.	A presença da música no contexto de alguns filósofos: Aristóteles, Confúcio, Heráclito, Lao-Tsé, Pitágoras e Platão.
6.	Fundamentos da educação musical. A música do Brasil e do mundo. A educação com música. A música na escola.
 
 
 
Programa
Programa baseado no livro didático:
Leitura selecionada de textos de/sobre música em diversos autores em diferentes áreas do conhecimento: antropologia, etnomusicologia, filosofia, psicologia e sociologia.
Vivências distintas. Por que estudar música? Música, neurociência e desenvolvimento humano, um olhar investigativo para a questão. Princípios estruturadores que permeiam as ações pedagógicas e seus reflexos nos estudantes. Por intermédio de tópicos específicos, pensar a música em um contexto educacional que se expande para além da própria música. Discussão sobre quem será esse educador que estará no dia a dia à frente das classes, para um olhar amplo e eficaz para a questão da inclusão e para as possibilidades de transdisciplinaridades que a música pode suscitar quando absorvida nas escolas. Enfrentamento das questões do “como” ensinar música e “do que” ensinar. Embate entre os métodos de educação musical. Apreciação de obras referenciais, do repertório popular urbano e de tradição mais regional, sejam clássicas ou de culturas mais afastadas. Multiplicidade de sonoridades, estabelecimento de conexões através de adaptações vivas e pontuais, para cada classe de alunos, localização geográfica e momento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
10h - Aulas práticas e teóricas. Relatórios e fichamentos, estudos de texto, leituras coletivas. Exibições de material audiovisual. Palestras, entrevistas e debates com arte-educadores. Práticas como Componentes Curriculares: 20h de PCC como aula expositiva dialogada, estudo de texto, portfólio, tempestade cerebral, estudo dirigido, leitura dramatizada, estudo de caso, painel, fórum, oficina, debate.
Critério
Serão levados em conta na avaliação a participação e o envolvimento do aluno nas aulas, nos debates e seminários, bem como, sua produção e apresentação de seminários, trabalhos escritos e fichamentos e prova dissertativa.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: 
BELLARD-FREIRE (org.). Horizonte da pesquisa em música. Rio de Janeiro, 7Letras, 2010. 
BELLARD-FREIRE, Vanda. Música e Sociedade. Rio de Janeiro, ABEM, 1992. 
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008. 
JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012 (livro-didático). Disponível em https://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf  (acesso em 28/02/2023).
KASCHUB, Michele & SMITH, Janice. Promising practices in 21st century music teacher education. New York, Oxforford University Press, 2014. 
LEÃO, Elisabeth Ribeiro (org.). Cuidar de pessoas e música: uma visão multiprofissional. São Caetano do Sul, Yendis Editora, 2009.
LEROY, Jean-Luc e TERRIEN, Pascal. Perspectives actuelles de la recherche en éducation musicale. Paris : L’Harmattan, 2011.
MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. 
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. 
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. São Paulo, Ed. da UNESP, 2002. 
Vídeos sobre os troncos temáticos das ciências sociais e suas relações com a educação e com o ensino da música em particular. 

Complementar: 
Anais da ABEM. Disponível em http://abemeducacaomusical.com.br/anais_abem.asp  (acesso em 28/02/2023). 
Revistas da ABEM. Disponível em http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/index  (acesso em 28/02/2023).
Anais da ANPPOM, subárea Educação Musical. Disponível em https://anppom.org.br/congressos/anais/atual/  (acesso em 28/02/2023).
ARISTOTELES. Política. São Paulo, Ed. Martin Claret, 2008. 
Canal Curta!On Documentários. Disponível em https://curtaon.com.br  (acesso em 28/02/2023).
 

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