Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970561 - Metodologia e Projeto de Pesquisa
Research Project Methodology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar um panorama da pesquisa em música e áreas correlatas e dos procedimentos e metodologias adotados na pesquisa científica. Para tanto, buscará desenvolver no aluno competências para a análise crítica de trabalhos acadêmicos, artigos científicos e projetos de pesquisa, e para planejar e realizar pesquisa no âmbito multidisciplinar que envolve a música.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
981972 - Fernando Fagundes Ferreira
 
Programa Resumido
Revisão de conceitos fundamentais da língua portuguesa. Os fundamentos da pesquisa e da metodologia científica, a estrutura e características de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; panorama da pesquisa em música e áreas correlatas. Através de seminários e trabalhos práticos, o curso prevê a leitura e apreciação crítica de textos da literatura científica e artística e o contato com os fundamentos norteadores de projetos de pesquisa.
 
 
 
Programa
1) Panorama de pesquisa nas áreas de música e áreas correlatas. Linhas de pesquisa e classificação das áreas de conhecimento. Literatura técnica, científica e artística (relatórios, artigos, monografias, teses, ensaios, etc.). Sistema de classificação e bases de indexação bibliográfica. Avaliação de impacto. Análise crítica de textos (análise de mérito, qualidade, excelência e relevância). Leitura e elaboração de artigos acadêmicos. 2) Pesquisa e metodologia científica: Caracterização e tipos de pesquisa. Ética em pesquisa. Planejamento e execução da pesquisa (definição de metas, métodos e ferramentas). 3) Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação: Estrutura de chamadas e de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Características, requisitos e procedimentos. Fases de um projeto e critérios de avaliação de resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os tópicos da disciplina. Análise e discussão crítica de artigos e textos relacionados aos tópicos. Trabalhos práticos. Elaboração e apresentação de seminários em grupo.
Critério
A avaliação será feita através da entrega e apresentação de trabalhos e seminários, e da participação nas atividades.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação devido à natureza sequencial dos trabalhos desenvolvidos, de acordo com a resolução COG-3583, Art. 3º, Parágrafo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss; São Paulo: Publifolha, 2008. CUNHA, Celso & CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2007. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. (2011). Metodologia do trabalho científico. São. Paulo: Atlas, 2011. 225 p. ECO, Umberto (1985). Como se faz uma tese. Trad. de Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva. [1a ed. italiana Milano: Valentino Bompiani, 1977 – Come si fa una tesi de laurea]. JUPIASSU, H. (1993). Introdução às Ciências Humanas. São Paulo: Letras & Letras. [2a ed. 1997] GIL, A. C. (2010). Como elaborar Projetos de pesquisa. Ed. Atlas, 5a. ed. São Paulo. ABRAHAMSOHN, P. (2004). Redação científica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. GOPEN, G. D. ; Swan, J. A. (1990). The science of scientific writing. American Scientist, vol. 78(6), p. 550-558. FURASTÉ, A. (2010). Normas técnicas para o trabalho científico. Ed. Isasul.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970561

Clique para consultar o oferecimento para 5970561

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP