1. Introduzir o aluno no estudo dos materiais, técnicas e poéticas das diversas correntes musicais da primeira metade do Século XX que se caracterizaram pela ênfase na pesquisa de novas linguagens e novos recursos sonoros. 2. Fornecer ao aluno recursos técnicos que lhe permitam abordar a análise e a interpretação de obras do repertório da primeira metade do século XX, permitindo-lhe a utilização criativa desses recursos.
Estudo das técnicas empregadas pelas correntes impressionista e neoclássica da escola franco-russa de Debussy a Stravinsky, assim como na corrente expressionista, da atonalidade livre ao dodecafonismo na Segunda Escola de Viena, além das escolas nacionais, de Bartók a Villa-Lobos.
1. Técnicas de escalas paradigmáticas na música impressionista e neoclássica: Debussy, Stravinsky, Scriabin, Ravel, Satie e Les Six, Prokofiev. 2. Técnicas da música expressionista: do ultra-cromatismo ao atonalismo livre, chegando ao dodecafonismo, na Segunda Escola de Viena, seus precursores e seguidores: Strauss, Schoenberg, Berg, Webern, Krenek e Dallapiccola. 3. Técnicas das escolas nacionais modernistas: Bartók, Villa-Lobos, Ives, Sibelius, de Falla. 4. A música funcional e politicamente engajada: Hindemith, Brecht-Weil, Eisler, Shostakovich.
Bibliografia Básica: GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998. KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. E. Cliffs: Prentice Hall. 1990. KRENEK, Ernst. Studies in Counterpoint. New York: Schirmer. 1940. ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008. Bibliografia Complementar: ANTOKOLETZ, Elliot. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1992. EIMERT, Herbert. Qué es la música dodecafonica? Buenos Aires: Nueva Vision. 1963 PARKS, Richard. The Music of Claude Debussy. New Haven: Yale Univ. Press. 1989. PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Madrid: Real Musical. 1961. STRAVINSKY, Igor. Poética da Música. Lisboa: Dom Quixote. 1971. VAN DEN TOORN, Pieter. The Music of Igor Stravinsky. New Haven: Yale Univ. Press. 1983.