Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970577 - Técnicas e Materiais da Música Contemporânea I
Techniques and Materials of Contemporary Music I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1.	Introduzir o aluno no estudo dos materiais, técnicas e poéticas das diversas correntes musicais da primeira metade do Século XX que se caracterizaram pela ênfase na pesquisa de novas linguagens e novos recursos sonoros.
2.	Fornecer ao aluno recursos técnicos que lhe permitam abordar a análise e a interpretação de obras do repertório da primeira metade do século XX, permitindo-lhe a utilização criativa desses recursos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1962200 - Rodolfo Nogueira Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Estudo das técnicas empregadas pelas correntes impressionista e neoclássica da escola franco-russa de Debussy a Stravinsky, assim como na corrente expressionista, da atonalidade livre ao dodecafonismo na Segunda Escola de Viena, além das escolas nacionais, de Bartók a Villa-Lobos.
 
 
 
Programa
1. Técnicas de escalas paradigmáticas na música impressionista e neoclássica: Debussy, Stravinsky, Scriabin, Ravel, Satie e Les Six, Prokofiev. 
2. Técnicas da música expressionista: do ultra-cromatismo ao atonalismo livre, chegando ao dodecafonismo, na Segunda Escola de Viena, seus precursores e seguidores: Strauss, Schoenberg, Berg, Webern, Krenek e Dallapiccola.
3. Técnicas das escolas nacionais modernistas: Bartók, Villa-Lobos, Ives, Sibelius, de Falla. 
4. A música funcional e politicamente engajada: Hindemith, Brecht-Weil, Eisler, Shostakovich.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Audição dirigida de obras referenciais para familiarizar o aluno com as novas linguagens.
2. Estudo dos conceitos abstratos das novas técnicas composicionais;
3. Estudo analítico das principais obras de cada corrente para articular o modelo abstrato das técnicas com a percepção auditiva;
4. Estudo do contexto histórico das novas correntes para relacionar sua poética à realidade sócio-cultural de seu tempo.
Para alcançar esses objetivos as aulas terão uma parte expositiva para estudo dos modelos teóricos, e outra de audição e compreensão analítica das obras referenciais do período.
Critério
Aprovação pela avaliação de dois trabalhos e duas provas escritas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998.
KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. E. Cliffs: Prentice Hall. 1990.
KRENEK, Ernst. Studies in Counterpoint. New York: Schirmer. 1940.
ROIG-FRANCOLÍ, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. New York: McGraw-Hill. 2008.

Bibliografia Complementar:
ANTOKOLETZ, Elliot. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1992.
EIMERT, Herbert. Qué es la música dodecafonica? Buenos Aires: Nueva Vision. 1963
PARKS, Richard. The Music of Claude Debussy. New Haven: Yale Univ. Press. 1989.
PERSICHETTI, Vincent. Armonia del Siglo XX. Madrid: Real Musical. 1961.
STRAVINSKY, Igor. Poética da Música. Lisboa: Dom Quixote. 1971.
VAN DEN TOORN, Pieter. The Music of Igor Stravinsky. New Haven: Yale Univ. Press. 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970577

Clique para consultar o oferecimento para 5970577

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP