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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970581 - Pedagogia do Instrumento II
Instrument Pedagogy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de música, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento.  Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática próprias dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são discutidos assuntos pertinentes ao ensino do instrumento nos campos teórico e prático, são analisadas estratégias de ensino, métodos de ensino de instrumento, possíveis soluções para os mais variados problemas da execução instrumental. Metodologias e sua aplicação.
 
 
 
Programa
1-	Leitura musical. Leitura à primeira-vista. Aquisição de bons hábitos de leitura.  
2-	Memória Musical. Tipos de Memória. Memória e Leitura. Técnicas de Memorização. 
3-	Exercícios de leitura e memorização  (aula prática). Aplicação de exercícios de leitura dos métodos de Bastien, Bucher, Keilmann e Richman. Treinamento de memorização utilizando o método de Seymor Bernstein. 
4-	Como ensinar a estudar (aula prática) Apreciação de vídeos que servirão de material para discussão dos métodos de estudo para solucionar problemas técnicos e interpretativos. 
5-	O aluno iniciante (Uszler). Preparação de aula para o iniciante. 
6-	O aluno criança  x  aluno adulto (Uszler/Agay). Características físicas, cognitivas, afetivas específicas de cada idade. Como lidar com iniciantes de diferentes idades. 
7-	A primeira aula em diferentes estratégias. Musicalização através do instrumento. Os elementos de uma boa aula.   
8-	Primeira avaliação
9-	Métodos de iniciação ao piano – tradicionais: abordagem de leitura  dó central (Fletcher e outros). Critérios para avaliação de métodos.  
10-	Métodos de iniciação – atuais: abordagem de leitura  por múltiplas tonalidades (Bastien e Schoen)
11-	Métodos de iniciação – atuais (Hal Leonard e outros)
12-	Métodos de iniciação – atuais:  abordagem de leitura intervalar (Clark)
13-	Comparando aulas – videos (aprender a ouvir, detectar , entender – Avaliar e corrigir)
14-	Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do barroco ao classicismo)
Análise e avaliação de interpretações de alunos iniciantes executando repertório de Bach (Livro de Ana Magdalena Bach e Invenções a 2 e 3 vozes) e Sonatinas Clássicas de Clementi, Kuhlau, Haydn, Beethoven ou Mozart. Detecção de erros e apresentação de soluções. 
15-	Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do romantismo à atualidade) 
Análise e crítica de interpretações de alunos iniciantes executando repertório Romântico (Schumann - Álbum para a Juventude; Grieg – Peças Líricas; etc.) e obras do Século XX/XXI (Debussy, Prokofieff, etc.) além de repertório brasileiro (Obras didáticas de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Almeida Prado, Francisco Mignone, etc). Detecção de erros e apresentação de soluções. 
16-	Segunda avaliação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas e seminários.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação dos trabalhos parcial e final (oral e escrito), na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e na frequência.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
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