Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de música, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento e de material didático pertinente. Procura-se incentivar a pesquisa no campo do ensino e das práticas interpretativas do repertório do instrumento. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática próprias dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
Nesta disciplina são discutidos assuntos pertinentes ao ensino do instrumento nos campos teórico e prático, são analisadas estratégias de ensino, métodos de ensino de instrumento, possíveis soluções para os mais variados problemas da execução instrumental. Metodologias e sua aplicação.
1- Leitura musical. Leitura à primeira-vista. Aquisição de bons hábitos de leitura. 2- Memória Musical. Tipos de Memória. Memória e Leitura. Técnicas de Memorização. 3- Exercícios de leitura e memorização (aula prática). Aplicação de exercícios de leitura dos métodos de Bastien, Bucher, Keilmann e Richman. Treinamento de memorização utilizando o método de Seymor Bernstein. 4- Como ensinar a estudar (aula prática) Apreciação de vídeos que servirão de material para discussão dos métodos de estudo para solucionar problemas técnicos e interpretativos. 5- O aluno iniciante (Uszler). Preparação de aula para o iniciante. 6- O aluno criança x aluno adulto (Uszler/Agay). Características físicas, cognitivas, afetivas específicas de cada idade. Como lidar com iniciantes de diferentes idades. 7- A primeira aula em diferentes estratégias. Musicalização através do instrumento. Os elementos de uma boa aula. 8- Primeira avaliação 9- Métodos de iniciação ao piano – tradicionais: abordagem de leitura dó central (Fletcher e outros). Critérios para avaliação de métodos. 10- Métodos de iniciação – atuais: abordagem de leitura por múltiplas tonalidades (Bastien e Schoen) 11- Métodos de iniciação – atuais (Hal Leonard e outros) 12- Métodos de iniciação – atuais: abordagem de leitura intervalar (Clark) 13- Comparando aulas – videos (aprender a ouvir, detectar , entender – Avaliar e corrigir) 14- Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do barroco ao classicismo) Análise e avaliação de interpretações de alunos iniciantes executando repertório de Bach (Livro de Ana Magdalena Bach e Invenções a 2 e 3 vozes) e Sonatinas Clássicas de Clementi, Kuhlau, Haydn, Beethoven ou Mozart. Detecção de erros e apresentação de soluções. 15- Comparando performances – videos e gravações (práticas interpretativas do romantismo à atualidade) Análise e crítica de interpretações de alunos iniciantes executando repertório Romântico (Schumann - Álbum para a Juventude; Grieg – Peças Líricas; etc.) e obras do Século XX/XXI (Debussy, Prokofieff, etc.) além de repertório brasileiro (Obras didáticas de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Almeida Prado, Francisco Mignone, etc). Detecção de erros e apresentação de soluções. 16- Segunda avaliação
ABELE, Hyacinth. The Violin and its Story: history and construction of the violin. London: The Strade, 1905. https://archive.org/details/violinitsstoryor00abeluoft AGAY, Denes. The Art of Teaching Piano. NY: Yorktown Music Press, 2004. BACH, C.P.E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado (1753-1762). Trad. Fernando Cazarini. Campinas: editora Unicamp, 2009. (capítulo 1: Dedilhado). BAINES, Anthony. The Woodwind instruments and their history. NY: W.W.Norton, 1957. https://archive.org/details/woodwindinstrume000787mbp ; BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992. COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006 BASTIEN, James. How to teach Piano Successfully. Park Ridge: Neil A. Kjos, 1973. BROADLEY, Arthur. The Violoncello: its history, selection, and adjustment. London: Horace Marshall & Son, 1921< https://archive.org/details/violoncelloitsh00broagoog BUGGERT, Robert W. Guide to Teaching Percussion Music Educators Journal, June/July 1966; vol. 52, 6: pp. 97-98. CAMP, Max W. Developing Piano Performance: a teaching philosophy. Chapell Hill: Hinshaw Music, 1981. CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2004. CLAPPÉ, Arthur A. The Wind-Band and its instruments: their history, construction, acoustics, technique and combination. NY: Henry Holt, 1911 https://archive.org/details/windbandanditsi01clapgoog . COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006 CUERVO, Luciane. A Construção da Performance. Material produzido para fins didáticos. Porto Alegre: Departamento de Música – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Ed. Da UFPR, 1994. FONTERRADA, Marisa T.O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação – São Paulo: Ed. Unesp, 2003. GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin: Playing and Teaching. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1962. GORDON, Stewart. Memorization in Piano Performance. DVD. Alfred Music Publications, 2007. HELFFER, Claude e MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O Piano. São Leopoldo: editor Unisinos, 2003. História do violao e-book: http://prolicenmus.ufrgs.br/repositorio/moodle/violao/un1/musad006_violao_un01_conteudo.pdf (Material de apoio ao Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC, produzido por: Ana Cristina Tourinho, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, abril de 2008). HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 8-12. JACOBSON, Jeanine. Professional Piano Teaching. Vols. 1 e 2. Los Angeles: Alfred Music Co., 2015. KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Editora Movimento, 1985. KERN, R. Fred e MILLER, Marguerite. Projects for Piano Pedagogy. Vols 1 e 2. SanDiego: Kjos West, Neil A. Kjos Music Co., 1988-1989. LEIMER, Karl e GIESEKING, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950. LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing Co., 1987. MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. MUELLER, Kenneth A. Teaching Total Percussion. New York: Parker Publishing Company, Inc., 1975. PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. RICHERME, Claudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical Editora, 1996. SANDOR, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound, and Expression. NY: Schirmer Books, 1981. SÁ PEREIRA, Antônio de. O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data. SCHWARTZ, H.W. The Story of Musical Instruments. NY: Doubleday, Doran & Co., 1938. https://archive.org/details/storyofmusicalin002277mbp STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d. SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm . USZLER, Marienne, GORDON, S. e McBRIDE-SMITH, S. The Well-Tempered Keyboard Teacher. 2a. ed. New York: Schirmer Books, 1999.