Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970677 - História da Música I
History of Music I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
– Dar bases para o raciocínio histórico e como este pode ser feito a partir de uma história da música; – Compreender a música “como” e “na” cultura de tal forma a constituir uma visão da pluralidade das manifestações musicais – Apresentar a história da música a partir da história das ideias que permeiam a consubstanciação da prática musical, da teoria e estética da música – Desenvolver o conhecimento da historiografia consagrada pela musicologia contemporânea, assim como perscrutar novos textos publicados em revistas de divulgação científica da área. – Desenvolver a capacidade de reconhecimento das estruturas epistemológicas que consubstanciam a música como prática e teoria.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento do pensamento musical dentro da tradição da cultura ocidental
 
 
 
Programa
1. Introdução ao pensamento histórico e aos fundamentos para uma história da música 2. Música e Sociedade: entre a formação da Tragédia Grega e o surgimento da Ópera a. Cultos i. Orfismo e Judaísmo ii. Cristianismo iii. Reformas religiosas no século XVI b. Espaços i. A catarse social no espaço público: o teatro e o circus ii. Templos: das sinagogas às basílicas c. Mapas: trânsitos e cronologias i. A música nas grandes diásporas da Antiguidade: Guerra do Peloponeso; Império Romano; Era Carolíngia; Era das Cruzadas ii. A Expansão do Cristianismo iii. A música na formação dos Estados Modernos, das igrejas às capelas palacianas iv. Quadro cronológico dos agentes musicais 3. Música e Ideias: de Pitágoras à Zarlino a. Música como Harmonia Universal i. O conceito de melos e ethos ii. A música como matemática ressonante: da cosmologia pitagórica ao ideal de música como Somnium Scipiones de Cícero iii. Música na Ars Liberalis: a música como Oratória iv. Música como ciência beni modulanti: os numere judiciali de Santo Agostinho v. O ideal aristotélico da Música Poetica vi. Música como imitação da Natureza no século XVIII vii. Século XIX: o pitagorismo de Hanslick e o Cecilianismo Ultramontano viii. A matemática ressonante do século XX e XXI: do serialismo integral à música ubíqua b. A emancipação da Música Prática: o ideal da Musica Enchiriadis i. A discussão sobre os fundamentos da música de Aristóxenes a Guido D’Arezzo ii. O desenvolvimento da escrita musical como desenvolvimento das teorias rítmicas iii. Música como Gramática: da Lírica Latina às Formes Fixes iv. O desenvolvimento do pensamento harmônico: de D’Arezzo a Zarlino v. A estética do gênio: do esnobismo burguês do século XIX ao Pop Star contemporâneo vi. O ideal da Formlehre na Era Contemporânea: das teorias de Fétis à ideia da autonomia da análise musical
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões de leituras.
Critério
– Seminário expositivo sobre cada bloco temático: 60% – Entrega de 4 resenhas sobre leituras indicadas: 30% – Uma prova escrita: 10%
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
CAMOTTI, Giovanni. História de la música; la música en la cultura griega y romana. Madrid: Turner Música, 1986, vol.1 (coleção História de la Música). CATTIN, Giulio. História de la música; el medievo. Madrid: Turner Música, 1986, vol.2. CLAYTON, Martin, Trevor Herbert e Richard Middleton (eds.). The Cultural Study of Music, New York: Routledge, 2012 (2ª ed.). COOK, Nicholas e Mark Everist (eds.). Rethinking Music, Oxford: OUP, 2001. FUBINI, Enrico. La Estética Musical desde la Antiguedad hasta el siglo XX. Madrid: Alianza Editorial, 1988. GALLO, Alberto. História de la música; el medievo. Madrid: Turner Música,1986, vol. 3. GOEHR, Lydia. The Imaginary Museum of Musical Works: An Essay in the Philosophy of Music, Oxford: OUP, 2007 (2ª ed.). GROUT, Donald & PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 2001. HOPPIN, Richard H. La música medieval. Trad. Pilar Ramos López. 2ª ed. Madrid: Akal Música, 2000 JENKINS, Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, 2001. MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Madrid: Alianza, 1996, vol.1. PALISCA, Claude. The Norton Anthology of Western Music. 4ª ED. New York, W.W. Norton & Company, 2001. TREITLER, Leo. Music and the Historical Imagination. Cambridge, Mass.: HUP, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para 5970677

Clique para consultar o oferecimento para 5970677

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP