– Dar uma visão panorâmica da História da Música Europeia, até o Romantismo, adotando a tradicional divisão em períodos: Idade Média; Renascimento; Barroco; Classicismo e Romantismo. ‒ Proporcionar o contato com o repertório de cada período, através de exibição de material áudio visual e/ou leituras de partituras em classe. ‒ Promover a leitura, a análise e a discussão de textos que refletem e fundamentam cada período.
Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento do pensamento musical dentro da tradição da cultura ocidental, desde a Idade Média até o Romantismo.
Monodia Cristã. Ars Antiqua/Ars Nova. Renascença: Polifonia Católica, Música Profana. A música do período no Brasil. Barroco: Melodrama, Polifonia Protestante, Música Instrumental. Classicismo: forma sonata, sinfonia etc. Romantismo: formas típicas do período.
Básica: RAYNOR, Henry. História Social da Música. Rio de Janeirao, Zahar, 1981 (livro didático). SAMSON, Jim (ed.). The Cambridge History of Nineteenth-Century Music. Cambridge University Press, 2001 (print), 2008 (online). WIORA. Walter (1965). The four ages of music. From prehistoric man to electronic computer...a fresh view of the history of the world’s music. Translated by M. D. Herter Norton. New York: W.W. Norton & Company, Inc, 1965. COMPLEMENTAR: ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1980. BURKE, Peter. A escola dos Annales. A revolução francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997. CARDOSO, André. A música na Corte de D. João VI, 1808-1821. São Paulo: Martins, 2008. CARPEAUX, Otto Maria. Uma Nova História da Música. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. COOK, Nicholas. Music: A Very Short Introduction. New York, Oxford University Press Inc., 1998/2000. GROUT, Donald Jay & PALISCA, Claude V. História da Musica Ocidental. Lisboa: Editora Gradiva, 2007.