Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970681 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado I
Methodology of Musical Education with Supervised Pre-Service Music Teaching I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Promover a reflexão e a ação sobre a Educação em geral para a formulação de metodologias específicas em música. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
A educação na história ocidental, os métodos ativos, a escola brasileira, alternativas educacionais.
 
 
 
Programa
Programa baseado no livro didático:  Grécia, Roma, Idade Média, Renascença, Barroco, Idade Moderna (Classicismo e Iluminismo), Romantismo, Século XX,  História da Educação Musical no Brasil e seus paralelos com a América Latina  LDB’s, Referencial Curricular Nacional, PCN’s  Alternativas pedagógicas: linha e rede no processo de conhecimento  Máquina e organismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
– 30 horas de aulas teóricas destinadas ao estudo de textos e bibliografia recomendada, seminários, palestras, workshops, entrevistas e debates com artistas educadores. Análise dos relatórios do estágio, projeções de filmes; – 70 horas de estágio desenvolvido em escolas, acompanhando o efetivo exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, vivenciando experiências de ensino, na presença e sob a supervisão do professor responsável pela classe; – 50 horas de atividades dedicadas à gestão de ensino na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e escolas específicas de música, tais como: trabalho pedagógico coletivo, conselho de escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob a supervisão do professor responsável pela classe. Atividades teórico-práticas e de aprofundamento em áreas específicas, oferecimento de oficinas musicais e atividades musicais à comunidade, através de cursos de extensão universitária; – 30 horas de trabalho com experiências pedagógicas, composições e improvisações musicais. Obs.: Todas as atividades são desenvolvidas sob a supervisão do docente responsável pela disciplina.
Critério
Avaliação do trabalho de estágio. Avaliação dos trabalhos práticos. Avaliação dos relatórios de leitura e seminários e fichamento. Autoavaliação e participação na aula.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical): Anais http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp e Revistas http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008 (livro-didático) GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012 HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 8-12. KASCHUB, Michele e SMITH, Janice. Promissing practices in 21st century music teacher education. New York, Oxford University Press, 2014 MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2006 PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010 STATERI, José Julio. Reflexões sobre o Ensino do Piano para Adultos e Adolescentes. Osasco: Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, s.d. SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm .
 

Clique para consultar os requisitos para 5970681

Clique para consultar o oferecimento para 5970681

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP