Promover a reflexão e a ação sobre a Educação em geral para a formulação de metodologias específicas em música. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
A educação na história ocidental, os métodos ativos, a escola brasileira, alternativas educacionais.
Programa baseado no livro didático: Grécia, Roma, Idade Média, Renascença, Barroco, Idade Moderna (Classicismo e Iluminismo), Romantismo, Século XX, História da Educação Musical no Brasil e seus paralelos com a América Latina LDB’s, Referencial Curricular Nacional, PCN’s Alternativas pedagógicas: linha e rede no processo de conhecimento Máquina e organismo
Básica: FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008 (livro-didático). FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf (acesso em 28/02/2023). KASCHUB, Michele e SMITH, Janice. Promissing practices in 21st century music teacher education. New York, Oxford University Press, 2014. LEROY, Jean-Luc e TERRIEN, Pascal. Perspectives actuelles de la recherche en éducation musicale. Paris : L’Harmattan, 2011. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2006. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010. Complementar: ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Anais. Disponível em http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp ABEM Revistas. Disponível em http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem