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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970681 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado I
Methodology of Musical Education with Supervised Pre-Service Music Teaching I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Promover a reflexão e a ação sobre a Educação em geral para a formulação de metodologias específicas em música. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
A educação na história ocidental, os métodos ativos, a escola brasileira, alternativas educacionais.
 
 
 
Programa
Programa baseado no livro didático:
	Grécia, Roma, Idade Média, Renascença, Barroco, Idade Moderna (Classicismo e Iluminismo), Romantismo, Século XX, 
	História da Educação Musical no Brasil e seus paralelos com a América Latina
	LDB’s, Referencial Curricular Nacional, PCN’s
	Alternativas pedagógicas: linha e rede no processo de conhecimento 
	Máquina e organismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
– 30 horas de aulas teóricas destinadas ao estudo de textos e bibliografia recomendada, seminários, palestras, workshops, entrevistas e debates com artistas educadores. Análise dos relatórios do estágio, projeções de filmes; – 70 horas de estágio desenvolvido em escolas, acompanhando o efetivo exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, vivenciando experiências de ensino, na presença e sob a supervisão do professor responsável pela classe; – 50 horas de atividades dedicadas à gestão de ensino na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e escolas específicas de música, tais como: trabalho pedagógico coletivo, conselho de escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob a supervisão do professor responsável pela classe. Atividades teórico-práticas e de aprofundamento em áreas específicas, oferecimento de oficinas musicais e atividades musicais à comunidade, através de cursos de extensão universitária; – 30 horas de trabalho com experiências pedagógicas, composições e improvisações musicais. Obs.: Todas as atividades são desenvolvidas sob a supervisão do docente responsável pela disciplina.
Critério
Avaliação do trabalho de estágio. Avaliação dos trabalhos práticos. Avaliação dos relatórios de leitura e seminários e fichamento. Autoavaliação e participação na aula.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008 (livro-didático). 
FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. 
JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf (acesso em 28/02/2023). 
KASCHUB, Michele e SMITH, Janice. Promissing practices in 21st century music teacher education. New York, Oxford University Press, 2014. 
LEROY, Jean-Luc e TERRIEN, Pascal. Perspectives actuelles de la recherche en éducation musicale. Paris : L’Harmattan, 2011.
MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2006. 
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. 
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. 
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. 
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010. 

Complementar: 
ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical).   Anais. Disponível em 
http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp 
ABEM Revistas.   Disponível em  http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem  
 

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