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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5970682 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado II
Methodology of Musical Education with Supervised Pre-Service music teaching II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 130 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Refletir sobre as implicações da relação Música e Sociedade no ensino da Música em todos os níveis. Intensificar o estudo da atualidade na educação musical, no Brasil e no Mundo. Refletir e analisar as contribuições da Etnomusicologia na formulação de metodologias de ensino musical. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
Perspectiva histórica das funções sociais da música. As quatro idades da música de Wiora. As dez funções sociais da música de Merriam. Novas perspectivas para o ensino da música. 
História da Educação Musical no Brasil, os métodos ativos, leitura, fichamento e discussão da bibliografia (artigos, teses, dissertações e livros), ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).
 
 
 
Programa
Programa baseado no livro didático:
Criação de atividades, aulas, programas, planejamentos, projetos: processo e objetivos. Pré-História, povos primitivos, música popular arcaica de civilizações posteriores. Altas culturas antigas (Mesopotâmia, Egito, Oriente, antiguidade greco-romana). Música Ocidental. Técnica e Indústria, a partir do século XX. Expressão emocional. Prazer estético. Divertimento. Comunicação. Representação simbólica. Reação física. Conformidade às normas sociais. Validação das instituições sociais e rituais religiosos. Continuidade e estabilidade da cultura. Integração da sociedade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
– 30 horas de aulas teóricas destinadas ao estudo de textos e bibliografia recomendada, seminários, palestras, workshops, entrevistas e debates com artistas educadores. Análise dos relatórios do estágio, projeções de filmes; – 70 horas de estágio desenvolvido em escolas, acompanhando o efetivo exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, vivenciando experiências de ensino, na presença e sob a supervisão do professor responsável pela classe; – 60 horas de atividades dedicadas à gestão de ensino na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e escolas específicas de música, tais como: trabalho pedagógico coletivo, conselho de escola, reuniões de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob a supervisão do professor responsável pela classe. Atividades teórico-práticas e de aprofundamento em áreas específicas, oferecimento de oficinas musicais e atividades musicais à comunidade, através de cursos de extensão universitária; – 20 horas de trabalho com experiências pedagógicas, composições e improvisações musicais. Obs.: Todas as atividades são desenvolvidas sob a supervisão do docente responsável pela disciplina.
Critério
Aulas práticas e aulas teóricas, seminários, fichamentos, pesquisa de campo, relatórios, debates, estudos de texto.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008.
FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis : Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. (livro-didático).
GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. 
JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf (acesso em 17/08/2021).
KASCHUB, Michele e SMITH, Janice. Promissing practices in 21st century music teacher education. New York, Oxford University Press, 2014.
MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2006.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2016.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010.

Complementar:
ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical): Anais http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp  e Revistas http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem 
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb). MEC. Brasília. Disponível em: http://inep.gov.br/ideb 
BRASIL. Mec. Base Nacional Comum Curricular. CEB/CNE: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf 
BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica (saeb). MEC. Brasília. Disponível em:  http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb  
MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982.
OLIVEIRA, Romualdo Portella. A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática na escola. In: FUNDAÇÀO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo; FDE, 1993.
SÃO PAULO. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (idesp). SEE: São Paulo, Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/2019/ 
SÃO PAULO. SEE. O Currículo Paulista. São Paulo. Dispónível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf 
SÃO PAULO. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (saresp). SEE: São Paulo. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2019/Default.aspx 
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm 
 

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