Refletir sobre as implicações da relação Música e Sociedade no ensino da Música em todos os níveis. Intensificar o estudo da atualidade na educação musical, no Brasil e no Mundo. Refletir e analisar as contribuições da Etnomusicologia na formulação de metodologias de ensino musical. Perceber a realidade educacional do Brasil. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes, criativos e produtores de cultura. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. Domínio e aplicação da metodologia de ensino e da didática própria dos conteúdos a serem ensinados; elaboração de planos de trabalho e de ensino do docente.
Perspectiva histórica das funções sociais da música. As quatro idades da música de Wiora. As dez funções sociais da música de Merriam. Novas perspectivas para o ensino da música. História da Educação Musical no Brasil, os métodos ativos, leitura, fichamento e discussão da bibliografia (artigos, teses, dissertações e livros), ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).
Programa baseado no livro didático: Criação de atividades, aulas, programas, planejamentos, projetos: processo e objetivos. Pré-História, povos primitivos, música popular arcaica de civilizações posteriores. Altas culturas antigas (Mesopotâmia, Egito, Oriente, antiguidade greco-romana). Música Ocidental. Técnica e Indústria, a partir do século XX. Expressão emocional. Prazer estético. Divertimento. Comunicação. Representação simbólica. Reação física. Conformidade às normas sociais. Validação das instituições sociais e rituais religiosos. Continuidade e estabilidade da cultura. Integração da sociedade.
Básica: FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008. FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis : Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. (livro-didático). GAINZA, Violeta. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summes, 1988. JORDÃO, Gisele, ALLUCCI, Renata, MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana (COORDENADORES). A música na escola. ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES, SÃO PAULO, 2012. Disponível em http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf (acesso em 17/08/2021). KASCHUB, Michele e SMITH, Janice. Promissing practices in 21st century music teacher education. New York, Oxford University Press, 2014. MATEIRO, Teresa e SOUZA, Jusamara (org.). Práticas de Ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre, Editora Sulina, 2006. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias Brasileiras em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2016. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. PAZ, Ermelinda. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: metodologias e tendências. 2a. ed. Brasília: MusiMed, 2013. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre, Editora Sulina, 2010. Complementar: ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical): Anais http://www.abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados.asp e Revistas http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb). MEC. Brasília. Disponível em: http://inep.gov.br/ideb BRASIL. Mec. Base Nacional Comum Curricular. CEB/CNE: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica (saeb). MEC. Brasília. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb MÁRSICO, Leda O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Editora Globo, 1982. OLIVEIRA, Romualdo Portella. A organização do trabalho como fundamento da administração escolar: uma contribuição ao debate sobre a gestão democrática na escola. In: FUNDAÇÀO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo; FDE, 1993. SÃO PAULO. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (idesp). SEE: São Paulo, Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/2019/ SÃO PAULO. SEE. O Currículo Paulista. São Paulo. Dispónível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf SÃO PAULO. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (saresp). SEE: São Paulo. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2019/Default.aspx SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém de Oliveira e Revisão de Maria Betânia Parizzi. http://www.atravez.org.br/ceem_4_5/ensino_instrumental.htm