Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971276 - Estágio em Ciências da Performance III
Practical Trainning in Performance III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Congregar o corpo discente às práticas coletivas comuns a todas as etapas do desenvolvimento da linguagem musical, assim como proporcionar o expediente de trabalho necessário a todo músico profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1362420 - Marcos Camara de Castro
 
Programa Resumido
1- Estudo específico da música de câmara, orquestra e outros grupos e formações 
2- Prática da música em conjunto
 
 
 
Programa
Através da formação de grupos instrumentais e (ou ) vocais diversificados de duos a orquestras, esta disciplina propõe a execução orientada de trabalhos com obras dos vários períodos da historiografia musical, desde as formações tradicionais como, sonata-trio, trio com piano, quarteto com piano, quinteto com piano, trio de cordas, quarteto de cordas, quinteto de cordas, sexteto de cordas, trio de madeiras, quarteto de madeiras, quinteto de sopros, conjuntos de metais, etc., até formações inusitadas. 
Observação importante: O repertório a ser trabalhado, nesta disciplina será estabelecido de acordo com os possíveis grupos de Câmara, considerando-se o número de alunos inscritos no semestre em questão e a formação específica dos mesmos.
Os referidos grupos são formados por alunos de níveis diversos e portanto seu repertório deve adequar-se e essa diversidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1- Seleção dos grupos,
2- Estudo individual de cada membro do grupo da sua parte específica e da partitura,
3- Ensaios do grupo sem o professor. Deverão ser cumpridos o mínimo de dois ensaios por obra escolhida,
4- Ensaios supervisionados pelo professor. Número mínimo a critério do professor,
5- Apresentação pública dos trabalhos.
Critério
A nota de avaliação será aferida pelo professor com base no desempenho do aluno em todas as etapas necessárias ao cumprimento da disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Artigo 3º. E parágrafo 1º . de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
COBBETT, Walter W. & MASON, Colin (ed.). Cobbett's Cyclopedic Survey of Chamber Music. 3 vol., 2d. ed., London, Oxford Univ. Pr., 1987;

RANGEL-RIBEIRO, Victor & MARKEL (contributor). Chamber Music: an International Guide to Works and Their Instrumentation, Facts on File, Inc.; 1993;

SADIE, Stanley (ed.). New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Press Ltd., 1980.
BERGER, Melvin - Guide to Chamber Music. Dover Publications, Inc. Mineola, New York. 3ª ed. 2001.
COBBETT, Walter Willson - Dictionaire Encyclopédique de La Musique de Chambre. Université D´Oxford - Éditions Robert Laffont, S.A. Paris -2 volumes, 1999.
TRANCHEFOT, François- René Guide de la Musique de Chambre - Libraire Arthème Fayard, Paris, 1989.
SCHULLER, Gunther, The Compleat Conductor - Oxford University Press, NY-USA. (1997).
SWAROWSKY, Hans, Dirección de Orquesta. (Defensa de la obra), Real Musical - Madrid (1988).
SCHERCHEN, Hermann, El arte de dirigir la orquesta, Editorial Labor,S.A., Barcelona, (1988)
 

Clique para consultar os requisitos para 5971276

Clique para consultar o oferecimento para 5971276

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP