Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Música
 
Disciplina: 5971282 - Pedagogia da Voz III
Voice Pedagogy III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de canto, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o canto e arte lírica e de material didático pertinente. Para tanto são incorporadas aulas práticas do ensino do canto dos alunos de bacharelado aos alunos de licenciatura e de outros instrumentos do departamento de música, aos alunos de outros cursos do campus de Ribeirão Preto, assim como às pessoas da comunidade devidamente inscritas como alunos especiais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3057274 - Hilton Marcos Alves Ricz
2551509 - Lilian Neto Aguiar Ricz
3227224 - Maria Yuka de Almeida Prado
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são discutidos assuntos relacionados ao ensino do canto nos campos teórico e prático, são analisadas as estratégias e os métodos de ensino de canto, e possíveis soluções para os mais variados problemas de técnica e saúde vocal. Pesquisas interdisciplinares envolvendo a voz e o canto são estimuladas.
 
 
 
Programa
São abordados os estudos de anatomofisiologia da voz, saúde vocal, assim como o ofício do professor de canto por meio da experiência didática em aula em forma de oficinas. Neste contexto é demonstrado ao aluno a necessidade de pesquisas interdisciplinares para a compreensão do processo de fonação e do canto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e prática pedagógica do ensino do canto que se intercalam com aulas dos professores colaboradores da Faculdade de Medicina para aulas expositivas sobre saúde vocal e processo fonatório da voz.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios pedagógicos realizados durante o semestre e colaboração ou execução da apresentação musical.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
CELLETTI, R. A History of Bel Canto. Oxford. Clarendon Press, 1991.
MANÉN, L. Bel Canto – The Teaching of the Classical Italian Song-Schools, Its Decline and Restoration. Oxford. Oxford University Press, 1989.
MILLER, R. A estrutura do canto – Sistema e arte na técnica vocal. Tradução: Luciano Simões Silva. 1ª. ed.. É Realizações. São Paulo, 2019.
STARK, W. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 2003
SUNDBERG, J. Ciência da Voz – fatos sobre a voz na fala e no canto. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
VENNARD, W. Singing: the mechanism and the technic. Los Angeles: Carl Fischer, 1967.
WILLIAMON, A. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press. New York, 2004.

Complementar:
BEHLAU, M (org) Voz: O Livro do Especialista. Vol. I. São Paulo, Revinter, 2001.
BEHLAU, M (org) Voz: O Livro do Especialista. Vol. II. São Paulo, Revinter, 2004.
BOONE, D. R.; MACFARLANE. S. C. A Voz e a Terapia Vocal. Porto Alegre, Artes Médicas, 300p., 1994.
BRASOLOTTO, A. G.; FABIANO, S. R. R. Uso profissional da voz pelo professor – análise acústica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, ano 4, n. 6, p. 6-11, 2000.
COLTON, R. H.; CASPER, J. K. Compreendendo os Problemas da Voz. Porto Alegre, Artes Médicas, 386 p., 1996.
FERREIRA, L. P. Um Pouco de Nós Sobre a Voz. Carapicuíba. Pró-Fono, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para 5971282

Clique para consultar o oferecimento para 5971282

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP