Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de canto, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o canto e arte lírica e de material didático pertinente. Para tanto são incorporadas aulas práticas do ensino do canto dos alunos de bacharelado aos alunos de licenciatura e de outros instrumentos do departamento de música, aos alunos de outros cursos do campus de Ribeirão Preto, assim como às pessoas da comunidade devidamente inscritas como alunos especiais.
Nesta disciplina são discutidos assuntos relacionados ao ensino do canto nos campos teórico e prático, são analisados as estratégias e os métodos de ensino de canto, e possíveis soluções para os mais variados problemas de técnica e saúde vocal. Pesquisas interdisciplinares envolvendo a voz e o canto são estimuladas.
São abordados os estudos de anatomofisiologia da voz, saúde vocal, assim como o ofício do professor de canto por meio da experiência didática em aula em forma de oficinas. Neste contexto é demonstrado ao aluno a necessidade de pesquisas interdisciplinares para a compreensão do processo de fonação e do canto.
Básica: BLIVET, J. P. Les Voiles du Chant. Paris, Fayard, 1999. BONNARDOT, J. Le professeur de chant: um luthier qui construit une voix. Paris: Editions Henry Lemoine, 2004. CELLETTI, R. A History of Bel Canto. Oxford. Clarendon Press, 1991. MANÉN, L. Bel Canto – The Teaching of the Classical Italian Song-Schools, Its Decline and Restoration. Oxford. Oxford University Press, 1989. MILLER, R. A estrutura do canto – Sistema e arte na técnica vocal. Tradução: Luciano Simões Silva. 1ª. ed.. É Realizações. São Paulo, 2019. MILLER, R. National schools of singing - English, French, Germany and Italian techniques of singing revisited. Scarecrow Press. USA, 1997. MILLER, R. Solutions for singers - tools for performers and teachers. Oxford University Press. New York, 2004. STARK, W. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 2003 SUNDBERG, J. Ciência da Voz – fatos sobre a voz na fala e no canto. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015. VENNARD, W. Singing: the mechanism and the technic. Los Angeles: Carl Fischer, 1967. WILLIAMON, A. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press. New York, 2004. Complementar: BEHLAU, M (org) Dissertando sobre voz. Vol. 2 Carapicuiba, Pró-Fono. Cap. 8. 1998 BEHLAU, M (org) Voz: O Livro do Especialista. Vol. I. São Paulo, Revinter, 2001. BEHLAU, M (org) Voz: O Livro do Especialista. Vol. II. São Paulo, Revinter, 2004. BOONE, D. R.; MACFARLANE. S. C. A Voz e a Terapia Vocal. Porto Alegre, Artes Médicas, 300p., 1994. BRASOLOTTO, A. G.; FABIANO, S. R. R. Uso profissional da voz pelo professor – análise acústica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, ano 4, n. 6, p. 6-11, 2000. COLTON, R. H.; CASPER, J. K. Compreendendo os Problemas da Voz. Porto Alegre, Artes Médicas, 386 p., 1996. FERREIRA, L. P. Um Pouco de Nós Sobre a Voz. Carapicuíba. Pró-Fono, 1993. FERREIRA, L. P. Trabalhando a Voz: Vários Enfoques em Fonoaudiologia. São Paulo, Summus, 158p., 1988. FERREIRA, L. P.; BEFI-LOPES, D. M.; LIMONGI, S. C. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo, Roca, 2004. SATALLOF, R. T.; GOULD, W. J. & SPIEGEL, J. R. Manual Prático de Fonocirurgia. São Paulo, Revinter, 2001.