• Buscar o entendimento, pelo processo histórico, da epistemologia da linguagem musical no ocidente. Buscar compreender os padrões de uso do som dentro de sistemas que possibilitam a sua transformação em arte dos sons • Desenvolver o conhecimento analítico considerando o conhecimento possível do tempo da composição musical. • Explanar como as “práticas” da música demonstram princípios gerais do tempo e se relacionam com modelos científicos que pensam a música dentro das possibilidades de compreensão do mundo físico.
Discutir os padrões da linguagem musical da Antiguidade até 1600
1. Princípios da Teoria Musical na Grécia Antiga 2. Música e Matemática: afinação e temperamentos 3. Notas, escalas e modos na Idade Média 4. Teoria da música na Era Carolíngia 5. Organum: os problemas da mensuração e do contraponto 6. Notação musical na Baixa Idade Média 7. Os princípios rítmicos na Ars Nova 8. Afinações e modos no Renascimento 9. Teoria da polifonia no século XV 10. Polifonia Modal pré-Zarlino 11. O sistema dos doze modos 12. A escrita polifônica no século XVI: modos, ritmo e forma
ATLAS, Allan W. La Música del Renacimiento. Madrid: Ediciones Akal, 2002. (Coleção Akal Música)BENT, Margareth. Counterpoint, Composition and Musica Ficta. New York: Routledge, 2002BOUSSEUR, Jean-Yves. Histoire de la notation musicale: du son au signe. Paris: Éditions Alternatives, 2005CHRISTENSEN, Thomas (ed.) The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002GAINZÁ, J. Javier Goldáraz. Afinación y Temperamentos Históricos. Madrid: Alianza Música, 2004HOPPIN, Richard H. La Música Medieval. 2ª Ed. Madrid: Ediciones Akal, 2000. (Coleção Akal Música)